Filie-se JÁ!
   
 
Facebook Twitter Youtube Flickr RSS
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Reforma Estatutária

  02/08/2013 

Teatro - Peça O Duelo: Do sertão para a capital

Eles iniciaram o projeto teatral pelo sertão cearense, onde movimentaram culturalmente, com ensaios abertos, oficinas e troca de experiências, a vida dos moradores de Lavras da Mangabeira, Iracema e Arneiroz. Como pano de fundo, uma narrativa do escritor russo, Anton Tchekhov. Ao longo de 43 dias, todo esse movimento despertou o poder da cultura, quando conseguiram provocar e arrancar promessas públicas de políticas culturais da administração municipal das três localidades.

De lá, o elenco e a equipe técnica da Mundana Companhia seguiu viagem até a capital cearense e seu litoral para, a partir de hoje, até a próxima semana, subir ao palco do majestoso Theatro José de Alencar com o espetáculo O Duelo. Do Ceará, a companhia segue sua peregrinação artística pela Serra da Capivara (PI), João Pessoa, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Ribeirão Preto e São Carlos, até chegar à cidade de Campinas, já no fim de dezembro.

No elenco de O Duelo, grandes nomes do teatro e da televisão como as atrizes Camila Pitanga e Carol Badra, e os atores Aury Porto (cearense), Paschoal da Conceição, Fred Allan, Vanderlei Bernardino, Sergio Siviero e Guilherme Calzavara. O figurino é assinado pelo cearense Diogo Costa.

“Esse projeto tem um significado importante. É como se eu tivesse me reconstruindo através do teatro”, afirmou Camila Pitanga, atriz que também integra a peça como produtora. “Estava buscando uma companhia, um grupo. Tinha o desejo de me aprofundar no teatro”, acrescentou ela. Segundo informou, até o final do ano, nada de atuar em novelas.

No espetáculo, a narrativa do dramaturgo Tchekhov aborda a desavença entre duas hombridades e duas ideologias em meio às supostas civilização e barbárie, sob o forte calor do litoral do lendário Mar Negro. “O cenário da história se passa em um cenário quente. Saímos do sertão e agora estamos aqui em Fortaleza, à beira mar, à beira do Mar Negro, onde a narrativa se passa”, explica o produtor e ator cearense, Aury Porto. “O texto escolhido fala de amor e paz verdadeiros, conquistados com muita labuta e trabalho”, destaca a diretora Geogette Fadel.

ELENCO

1. Camila Pitanga

Filha do ator Antônio Pitanga, a simpática atriz é mãe da pequena Antônia. Iniciou a carreira aos seis anos como figurinista no filme Quilombo, de Cacá Diegues. Estreou na tevê na minissérie Sex Appeal. Participou das novelas Fera Ferida, Porto de Milagres, Mulheres Apaixonadas, Belíssima, Paraíso Tropical, Cama de Gato, Insensato Coração e Lado a Lado. Recebeu vários prêmios por suas atuações.

2. Aury Porto
O ator cearense entrou para o Teatro Oficina em 2000. Foi um dos artistas que incentivou Zé Celso Martinez a montar o espetáculo Os Sertões. Em 2007, ao lado da amiga Luah Guimarãez, fundou a Mundana Companhia. Além de participar como ator em O Duelo, é diretor de produção do espetáculo.


3. Paschoal da Conceição

O ator foi aluno da Escola de Arte Dramática (USP) e tem um extenso currículo no teatro e na televisão. Interpretou o fabuloso personagem Dr. Abobrinha (Castelo Rá-Tim-Bum). No Teatro Oficina Uzyna Uzona atuou em Ham-let, As Bacantes e Mistérios Gozozos. Permanentemente apresenta a palestra Os Malefícios do Tabaco, de Anton Tchekhov.

4. Carol Badra

Atriz formada em Artes Cênicas pela Unicamp. Atuou como figurinista, onde recebeu o Prêmio Shell por A Mulher do Trem. É integrante da companhia Os Fofos Encenam desde a sua fundação, onde participou dos espetáculos Deus Sabia Tudo..., Assombrações do Recife Velho e Ferro em Brasa.

5. Fred Allan Galembeck
Conhecido por seu personagem “Zequinha” no programa infantil Castelo Rá-Tim-Bum, o ator brasileiro iniciou a carreira aos sete anos. Fez comerciais para televisão, fotos, filmes. Com o Teatro Oficina (direção e Zé Celso Martinez) participou de Os Sertões, onde esteve no Ceará, em Quixeramobim.


6. Geogette Fadel

Atriz e diretora formada pela ECA/USP é professora de Interpretação na Escola Livre Teatro de Santo André (SP). Dirigiu Quem não sabe mais quem é, o que é e onde está precisa se mexer, sobre a obra de Heiner Muller e é diretora do espetáculo O Duelo.

7. Vanderlei Bernardino
Formado pela Escola de Comunicação e Artes (USP) é um dos fundadores do Teatro de Vertigem. Cursa Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais. O ator participa dos espetáculos Paraíso Perdido, O Livro de Jó, Apocalipse 1,11 e BR-3.


8. Guilherme Calzavara

O ator e músico Guilherme Calzavara atuou na peça Os Sertões, com direção e produção de Zé Celso Martinez. Formado pelo Teatro Oficina integrou o elenco das peças Bandidos, Dionisíacas, Acordes, Cipriano e Chantalan.

Serviço

Espetáculo O Duelo
Onde: Theatro José de Alencar (rua Liberato Barroso, 525 – Praça José de Alencar)

Quando: de hoje até 11 de agosto. Quintas e sextas, às 20 horas; sábados e domingos, às 19 horas
Quanto: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Outras informações: – 3101 2583 / oduelo.wordpress.com / www.facebook.com/pages/mundana-companhia

Ficha técnica:
Autor: Anton Tchekhov

Tradução: Klara Guriánova
Elenco: Aury Porto, Camila Pitanga, Carol Badra, Fredy Allan, Guilherme Calzzavara, Paschoal da Conceição, Sergio Siviero e Vanderlei Bernardino

Adaptação: Aury Porto e Vadim Nikitin
Colaboração na adaptação: Camila Pitanga

Direção: Geogette Fadel
Cenografia: Laura Vinci

Figurinos: Diogo Costa
Iluminação: Guilherme Bonfanti

Direção Musical: Otávio Ortega e Lucas Santtana
Direção de Cena: Rafael Matede

Produção: Camila Pitanga e Aury Porto
Direção de Produção: Bia Fonseca e Aury Porto

Fonte: O Povo
Última atualização: 02/08/2013 às 10:17:25
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome
Nome é necessário.
E-mail
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

Rua 24 de Maio 1289 - Centro  -  Fortaleza - Ceará  •   CEP 60020-001
Fone: (85) 3252 4266  /  Fax: (85) 3226 9194

  www.igenio.com.br