RSSYoutubeTwitter Facebook
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


Notícias

30/06/2015 

Sindicato cobra na Justiça o descanso de 15 minutos para mulheres antes da hora extra no BB

O Sindicato dos Bancários do Ceará ajuizou, no último dia 11/6, uma ação civil pública cobrando do Banco do Brasil o cumprimento do artigo 384 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que obriga as empresas a conceder 15 minutos de descanso para mulheres antes do cumprimento de horas extras. O processo tramita na 3ª Vara do Trabalho de Fortaleza, sob o número 0000878-71.2015.5.07.0003.

No dia 27/11 do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) deliberou por validar o artigo 384 da CLT. A regra havia sido questionada por uma empresa de Santa Catarina, que alegou ofensa ao princípio de isonomia. O STF considerou que não há tratamento arbitrário. A partir desse período, e após fiscalização do Ministério Público Federal, o Banco do Brasil foi obrigado a cumprir a lei, mas esse cumprimento tem se dado apenas na teoria, no sistema do banco, pois na prática, as bancárias não têm usufruído desse benefício.

“Nós cobramos já várias vezes que o BB faça a alteração no ponto eletrônico das mulheres, criando o registro do intervalo e que, até que se faça o registro efetivo, o banco pague a hora extra integral, sem o desconto dos 15 minutos. Infelizmente, não obtivemos avanços nessa questão”, explica a secretária de Assuntos Jurídicos Coletivos do SEEB/CE e funcionária do BB, Jannayna Lima, reforçando que a ação jurídica foi o meio encontrado pelo Sindicato para garantir o direito das funcionárias.

A dirigente destaca ainda que o descanso efetivo de 15 minutos para mulheres fez parte dos debates do 26º Congresso Nacional dos Funcionários do BB, realizado de 12 a 14/6, em São Paulo, e a demanda deve fazer parte da pauta específica do funcionalismo durante a campanha salarial deste ano.

“Não podemos permitir que a gestão do BB veja só o lado do banco sem olhar para as condições de trabalho dentro das agências. O funcionalismo é o principal patrimônio do banco e todos os direitos devem ser respeitados”, afirma Jannayna Lima, secretária de Assuntos Jurídicos Coletivos do Sindicato

Fonte: SEEB/CE
Última atualização: 30/06/2015 às 10:57:04
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
 

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO CEARÁ
  

Android cihazlariniz icin hileli apk indir adresi artik aktif bir sekilde hizmet vermektedir.
sex sohbet yapabileceginiz birbirinden guzel bayanlar telefonun ucunda sizleri bekliyor. Ustelik hd sex porno videolari da bulunmakta.
Kayitli olmayan kisiler bilinmeyennumara.me isim soy isim sekilde sms ile bilgilendir.
Profesyonel ekip davul zurna istanbul arayan kisilerin kesinlikle kiralama yapabilecegi en guzel site. Programsiz ve basit mp3 cevirme programi sizler icin sitemizde bulunmaktadir.

Rua 24 de Maio 1289 - Centro - Fortaleza - Ceará CEP 60020-001
(85) 3252 4266 / 3226 9194 - bancariosce@bancariosce.org.br

 

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
  www.igenio.com.br