
No dia 31 de agosto de 2026 expira a vigência da nossa Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) específicos do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste (BNB) e bancos privados. A decisão sobre as contrapropostas patronais estará em nossas mãos nas assembleias que devem ser realizadas em breve. Votar é um direito e um dever de sócios e não sócios!
Esse é o momento mais crítico e decisivo da Campanha Nacional dos Bancários 2026. Após meses de intensas negociações, debates de cláusulas sociais e mobilizações diárias nas agências, nos prédios administrativos e nas redes sociais, superamos a fase de debate da minuta de reivindicações e entramos na etapa final: a cobrança firme e exigência das contrapropostas patronais.
A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e as direções do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do Banco do Nordeste e dos bancos privados foram provocadas nas mesas específicas e unificadas a responder ao conjunto de prioridades definidas pela categoria no primeiro semestre. A data-limite é histórica e intransponível: em 31 de agosto de 2026 encerra-se formalmente a vigência da nossa contratação coletiva atual, já que nossa data-base é 1º de setembro.
Na última rodada de negociação, realizada dia 4/8, a Fenaban se comprometeu a apresentar uma proposta geral na próxima quinta, 13/8, que deve ser avaliada pela categoria.
Nas assembleias gerais que ocorrerão em toda a base após a apresentação das propostas, bancárias e bancários — sócios e não sócios — exercerão o poder soberano de decidir o rumo da campanha. Caberá ao conjunto da categoria avaliar se as propostas apresentadas garantem avanço social e econômico real ou se exigirão a deflagração de instrumentos de resistência e paralisação.
Mobilização nas Agências, Redes Sociais e Ações de rua
A negociação na mesa só tem força quando balizada pelo engajamento e mobilização nos locais de trabalho. Ao longo deste período, cada rodada de negociação em São Paulo com a Fenaban foi acompanhada por intensas jornadas de lutas no Nordeste e em todo o Brasil. Relembramos a força das nossas passeatas nas praças centrais, dos atos unificados na Praça do Ferreira e nas sedes operacionais da Caixa, Banco do Brasil e BNB, dos tuitaços e ações digitais com a marca da campanha, além do diálogo constante com a sociedade através de boletins e jornais específicos.
Foi a presença física dos diretores sindicais, a paralisação temporária das unidades e a resposta firme nas redes sociais que impediram que os bancos impusessem propostas.
Nossa mobilização é nossa força!
Por isso, fiquem atentos aos canais de comunicação oficiais do Sindicato – nosso site e redes sociais – onde vocês encontrarão notícias atualizadas sobre a campanha nacional e sobre as contrapropostas patronais que devem ser apresentadas esta semana.
Acompanhem também as orientações do Comando Nacional dos Bancários para engajar-se nas atividades e fortalecer nossa presença nas mesas de negociação. Nossa mobilização e organização já arrancaram conquistas históricas e mais uma vez, ela será a nossa força contra os banqueiros.









