Dia Nacional de Luta no Itaú denuncia a precarização das condições de trabalho

53

O Sindicato dos Bancários do Ceará realizou uma manifestação nesta terça-feira, dia 14/10, na agência do Itaú Fortaleza-Aldeota, na av. Santos Dumont, para denunciar à sociedade o ambiente de caos dentro das agências do banco. A ação fez parte de um Dia Nacional de Luta, com atividades em todo o País.

Mesmo com lucro de mais de R$ 20 bilhões apenas no 1º semestre, o Itaú segue demitindo, fechando agências e sobrecarregando os bancários que ficam, com metas desumanas, acúmulo de funções e pressão insustentável. O resultado é um ambiente de trabalho cada vez mais adoecedor, agravando os casos de afastamento, tendo como principal causa a saúde mental.

“O banco que vai para a mídia com campanha de marketing ‘feito para pessoas’, mas essas pessoas não são os funcionários, porque o que vemos no nosso dia a dia são bancários pedindo socorro, adoecidos, sobrecarregados e com medo constante de demissão. Não podemos permitir que um banco que lucra tanto, ataque os trabalhadores dessa maneira”, afirmou o diretor do Sindicato e funcionário do Itaú, Alex Citó.

“O fechamento de agências e a imposição de metas desumanas precariza as condições de trabalho e gera adoecimento. Um banco que diz cuidar das pessoas, mas submete seus funcionários a situações como essa não pode ficar sem resposta do movimento sindical”, destacou o diretor do Sindicato e secretário de Saúde e Condições de Trabalho da Fetrafi/NE, Ailson Duarte.

Fonte: Bancários CE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here