Os bancários do Ceará estiveram reunidos na sede do Sindicato, no dia 14/6, durante o Encontro Estadual da categoria, contando com cerca de 100 bancários da capital e do interior.
Os bancários apontaram a saúde do trabalhador, inclusão, proteção do emprego frente aos avanços da inteligência artificial e ao fechamento de agências, melhores condições de trabalho para os PCDs, atenção aos direitos dos pais/mães atípicos(as), combate à terceirização e à pejotização, defesa do papel social dos bancos públicos e do sistema financeiro e atenção às eleições de 2026, como prioridades para os debates deste ano.
“Mesmo que não tenhamos campanha salarial da categoria este ano, existem temas urgentes e necessários que precisam da nossa atenção e da nossa mobilização, para nos protegermos o mais rápido possível dos ataques contra a classe trabalhadora. Esses temas, como saúde, substituição da mão de obra humana diante dos avanços tecnológicos, previdência, fechamento de agências em todo o país, devem ser debatidos em todos os nossos fóruns e levados às mesas de negociação permanente”, destacou o presidente do Sindicato, José Eduardo Marinho.
A secretária geral do Sindicato e empregada da Caixa, Elvira Madeira, destacou a importância da mobilização da categoria para debater esses temas cruciais para os bancários. “Nossa categoria é referência para a classe trabalhadora e precisamos estar unidos para debater essas ameaças. Mesmo não sendo ano de negociação, é ano de debates que são grandiosos desafios que precisam ser encarados de forma coletiva. Com relação à Caixa Econômica, o Saúde Caixa é um debate urgente, já que o acordo sobre o plano tem prazo até dezembro deste ano. Precisamos melhorar o credenciamento e derrubar o teto, além de debater outras melhorias”, esclarece.
O secretário geral da Contraf-CUT, Gustavo Tabatinga, destacou que os avanços tecnológicos e a implementação cada vez mais intensiva da inteligência artificial no sistema financeiro são uma clara ameaça ao emprego bancário. Reflexo disso é a onda de fechamento de agências pelo país. “Não é mais interessante para os bancos manter agências abertas com atendimento aos clientes. Hoje, o sistema financeiro quer que tudo seja feito online e o atendimento presencial seja mínimo, e voltado a um nicho específico de clientes. Isso ficou muito claro na FebrabanTEch deste ano, onde 90% das empresas que participaram deste evento eram de empresas de tecnologia que utilizam Inteligência artificial para substituir mão de obra. Por isso, precisamos debater a proteção ao emprego. A Inteligência Artificial deve ser apropriada por quem realmente constrói o país, que é a classe trabalhadora”, disse.
No evento, além de elencar as prioridades dos bancários e os desafios para este ano, os participantes ouviram sobre os informes das negociações por bancos, conjuntura econômica, política e social do país e elegeram os delegados para os congressos de bancos públicos (BB, CEF e BNB) e privados (Bradesco, Santander e Itaú), além dos delegados para a Conferência Regional da Fetrafi/NE.
Consulta Nacional – Durante o Encontro Estadual, os dirigentes sindicais destacaram a importância de responder à Consulta Nacional 2025. O levantamento auxilia na formulação de estratégias de reivindicações e para a definição das prioridades dos trabalhadores nos debates em mesa de negociação com os bancos.
Bancárias e bancários de todo o país, sejam eles filiados ou não aos sindicatos, podem responder à Consulta Nacional. As questões são dinâmicas e de múltiplas escolhas e o tempo da consulta leva menos de 5 minutos. Clique aqui para acessar à consulta.
Confira abaixo algumas das prioridades dos bancários apontadas no Encontro:
- Saúde da categoria;
- Inclusão e melhores condições de trabalho para os trabalhadores portadores de deficiências (PCDs) e ampliação dos direitos de pais e mães atípicos;
- Debate sobre a inclusão digital, avanços tecnológicos, inteligência artificial e impactos nos empregos;
- Defesa dos planos de previdência;
- Defesa do emprego e contra a onda de fechamento de agências;
- Combate à terceirização e pejotização;
- Atenção ao momento político e às eleições de 2026, priorizando a defesa dos interesses da classe trabalhadora.
Fonte: Bancários CE
Foi apresentado uma proposta de carta ao Lula (Presidente da República) solicitando urgentemente o Rompimento de todas as relações com o Estado de Israel. Contra o genocídio na Palestina . Fernando Saraiva foi o apresentador da questão e se dispôs a ser delegado ao Encontro Nacional dos Bancários do Banco do Brasil.