
Tivemos nessa edição a participação da mestra em Direito pela UFC e assessora criminal do Ministério Público do Ceará, Andressa Esteves e da secretária-geral do Sindicato dos Bancários do Ceará e psicóloga, Elvira Madeira.
O tema se mostra extremamente necessário pois, no Ceará, entre janeiro de 2025 e fevereiro de 2025, 46 mulheres foram vítimas de feminicídio. No mesmo período, 29.751 casos foram registrados pela Lei Maria da Penha (Lei 11.340) no Estado.
No dia 31 de março, foi inaugurada a 2ª Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza, no bairro Papicu, a 11.ª unidade do tipo no Estado. A nova unidade deve facilitar o atendimento de mulheres vítimas de violência e que residem em áreas mais distantes da 1ª unidade da capital, em funcionamento há 38 anos e instalada no bairro Couto Fernandes.
A temática se torna necessária quando há uma situação de extrema violência envolvendo mulheres, independente de sua condição social, de fé ou de formação educacional.
Assista o episódio em vídeo no Spotify e, se preferir, também está disponível no nosso canal do YouTube. Acompanhe também no nosso site. Vem com a gente para mais um episódio da Tribuna Bancária Podcast, com produção de Sandra Jacinto e Márcio Rodrigues, e apresentação de Márcio Rodrigues.