A greve dos funcionários do Banco do Brasil no Ceará chega ao terceiro dia nesta quarta-feira, dia 17/9, com forte adesão em todo o Estado. A direção do Sindicato dos Bancários do Ceará está presente nas agências da capital para esclarecer e orientar a população.
Na noite desta terça-feira, dia 17/9, os bancários do BB no Ceará se reuniram numa plenária híbrida para avaliar o movimento paredista, com encaminhamento pela manutenção da greve até que ocorra uma nova avaliação.
Na segunda-feira, 16/9, primeiro dia de greve do BB no Ceará, não houve atendimento presencial nas agências do BB no Estado, que tem ao todo 26 agências em Fortaleza e 70 no Interior. Os motivos da greve são variados, desde o alto índice de adoecimento dos bancários, carreira estagnada, até insatisfação com a cobrança de metas, entre outras pautas. A expectativa é que a adesão aumente neste terceiro dia de greve.
QUADRO DAS ASSEMBLEIAS PELO PAÍS
Ao todo, no Brasil, bancários de nove bases sindicais rejeitaram a proposta de ACT do Banco do Brasil: Espírito Santo, Pará, Maranhão, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Rio de Janeiro e Pernambuco.
ES: Sem greve, aprovou o ACT BB na sexta-feira (13/9).
PA: Sem greve, aprovou o ACT BB na terça-feira (17/9).
MA: Sem greve, aprovou o ACT BB na terça-feira (17/9) e se retirou do movimento paredista que teve início na terça-feira (10/9).
PB: Em greve desde quinta-feira (12/9). Em plenária com assembleia de avaliação da greve, nova votação para reavaliar ACT BB e, em havendo rejeição, manter a greve após votação virtual que termina nesta quarta-feira (18/9) ao meio-dia.
CE: Em greve desde segunda-feira (16/9).
RN: Sem greve, aprovou o ACT BB na terça-feira (17/9). Havia retomado a greve ainda na terça-feira (17/09), mas se retirou do movimento paredista no mesmo dia.
BA: Sem greve, aprovou o ACT BB na segunda-feira (16/9).
RJ: Sem greve, aprovou o ACT BB na segunda-feira (16/9).
PE: Sem greve. Nova votação virtual para reavaliar proposta, que termina ao meio dia desta quarta-feira (18/9).