Em Beberibe-CE, 29º Congresso dos funcionários do BNB debate economia, democracia e sustentabilidade
O 29º Congresso dos Funcionários do Banco do Nordeste (CNFBNB) reuniu delegados sindicais e convidados para debater e aprovar a pauta com as reivindicações específicas a serem negociadas com o banco durante a campanha salarial deste ano. Realizado nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho de 2024, o evento abordou desde os impactos dos juros na economia até os desafios das mudanças climáticas e da inteligência artificial.
A abertura do congresso ocorreu no dia 30/5 com o credenciamento dos participantes e a mesa de abertura, onde foi aprovado o regimento do evento. O presidente da Fetrafi-NE, Carlos Eduardo, saudou os participantes e enfatizou que, em termos de conscientização e cidadania, os nordestinos já deram um recado claro sobre políticas públicas: “Nós queremos reconstruir o Brasil, não queremos a destruição dos bancos públicos.”
A Presidenta da CONTRAF-CUT, Juvândia Moreira, iniciou os debates com uma análise sobre os impactos dos juros na economia e no emprego. Juvândia destacou como o modelo capitalista atual, movido pela especulação financeira, amplia as desigualdades e favorece a concentração de renda. Ela enfatizou a necessidade de políticas públicas que revertam esse quadro e promovam um desenvolvimento mais equitativo.
No dia seguinte, Túlio Velo Barreto, Diretor da DIMECA da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), trouxe à tona o projeto de desenvolvimento do Nordeste que foi engavetado pela ditadura militar. Barreto lembrou como as oligarquias regionais resistiram à criação da SUDENE e outras iniciativas que poderiam transformar a região. Sua fala ressaltou a importância histórica do BNB e a necessidade de um planejamento estratégico que valorize o desenvolvimento regional.
Wandemberg Almeida, Coordenador-Geral da SUDENE, discutiu os impactos das mudanças climáticas na região Nordeste. Ele apresentou dados alarmantes sobre as projeções climáticas e enfatizou a necessidade urgente de ações de mitigação e adaptação. Almeida propôs a integração de economia e sustentabilidade, utilizando conceitos como bioeconomia e soluções baseadas na natureza para promover um desenvolvimento mais harmonioso e sustentável. No campo da tecnologia, Dr. Thiago de Oliveira Meireles trouxe uma análise sobre os impactos da inteligência artificial no mercado de trabalho e na desigualdade de renda. Ele discutiu como a IA pode tanto substituir quanto complementar funções humanas, dependendo da sua implementação. Meireles alertou sobre a necessidade de políticas públicas que promovam a inclusão digital e a educação tecnológica para mitigar os impactos negativos e maximizar os benefícios da IA.
O congresso foi encerrado no dia 1º de junho com uma plenária de consolidação e aprovação das propostas, que são provenientes dos sindicatos, para a pauta de reivindicações dos funcionários do BNB. As discussões e propostas apresentadas ao longo dos três dias refletem a preocupação dos trabalhadores com temas críticos para a região e o país, e a necessidade de ações concretas para enfrentar os desafios socioeconômicos e ambientais. A Comissão Nacional dos Funcionários do BNB é responsável por assessorar o Comando Nacional nas negociações. O 29º Congresso dos Funcionários do Banco do Nordeste reafirmou o compromisso dos trabalhadores e líderes sindicais com a luta por um desenvolvimento mais justo e sustentável para o Nordeste, evidenciando a importância de um BNB forte e atuante na promoção do crescimento econômico e na redução das desigualdades regionais.
CEBB divulga programação do 34º Congresso Nacional dos Funcionários do BB
A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) finalizou, na última quarta-feira (29/5), a programação dos debates do 34º Congresso Nacional dos Funcionários do BB que, neste ano, será realizado entre os dias 4 e 6 de junho, na capital de São Paulo.
Na terça-feira (4/6), está programada a abertura solene do evento, a partir das 16h30. Já as mesas de debates serão realizadas nos dias subsequentes, começando com a aprovação do regimento interno do congresso, às 9h de quarta-feira (5/6). Entre os temas das cinco mesas estão “os desafios da sociedade e dos trabalhadores”; “previdência”; “papel dos bancos públicos para o desenvolvimento do país”; “saúde e condições de trabalho”; e “igualdade de oportunidades”.
Programação resumida
4/6 – terça-feira
16h30 – abertura solene do 34º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil
5/6 – quarta-feira
9h – Aprovação do regimento interno do 34º Congresso
10h – Mesa 1 – Os desafios da sociedade e dos trabalhadores
11h35 – Mesa 2 – Previdência
13h – Almoço
14h – Mesa 3 – Papel dos bancos públicos no desenvolvimento do país
15h35 – Mesa 4 – Saúde e condições de trabalho
6/6 – quinta-feira
9h – Reuniões das centrais sindicais e correntes políticas
12h – Almoço
13h – Mesa 5 – Igualdade de oportunidades
15h – Plenária final
39º Conecef acontece esta semana em São Paulo
A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa se reuniu, na quarta-feira (29/5), e finalizou a programação e as estratégias dos debates do 39º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), que será realizado nos dias 4 a 6 de junho, em São Paulo.
O fim do teto do banco para custeio do Saúde Caixa (definido em 6,5% da folha de pagamentos); o equacionamento dos déficits da Funcef; a solução dos problemas que afetam as condições de trabalho das empregadas e empregados; e a defesa da Caixa 100% pública são os principais pontos que serão debatidos.
“Não vamos nos limitar ao debate destes pontos, vamos chegar ao final de nosso congresso com um plano de lutas sobre as questões levantadas nas bases e já discutidas nos encontros estaduais e regionais que afetam o dia a dia de trabalho na Caixa, além de diversos outros que dizem respeito a toda classe trabalhadora”, disse o coordenador da CEE, Rafael de Castro.
O povo do Rio Grande do Sul ainda precisa de ajuda!
O povo do Rio Grande do Sul ainda precisa da nossa ajuda! As fortes chuvas e as enchentes continuam e o povo gaúcho necessita de ajuda para reconstruir suas casas e suas vidas. Diante disso, o SindBancários de Porto Alegre e Região iniciou a arrecadação de doações para a população atingida. A entidade está com a campanha “Solidariedade em Dobro”, que prevê que, a cada R$ 1,00 doado por associados, o SindBancários doa mais R$ 1,00. Interessados em colaborar podem encaminhar suas doações via Pix pela chave 51 920044245 (Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região). O valor angariado será utilizado para aquisição de itens a serem doados, juntamente com os materiais arrecadados, para as vítimas das enchentes nas ilhas e demais comunidades afetadas de Porto Alegre e região.
Não deixe de ouvir o Tribuna Bancária Podcast, agora com episódios em vídeo
Todas as quintas-feiras, sempre um novo episódio disponível no Spotify, no nosso site e agora com a disponibilidade de episódios em vídeo. O nosso último episódio do Tribuna Bancária Podcast traz mais um debate sobre a nossa campanha salarial e a renovação da nossa CCT, com enfoque para a luta dos empregados da Caixa Econômica Federal, com a participação do diretor do Sindicato, Áureo Jr., a ex-coordenadora do CEE/Caixa e Conselheira de Administração eleita, Fabiana Uehara e o dirigente da FEEB-SP/MS e integrante da CEE/Caixa, Tesifon Quevedo Neto. Assista no Spotify e no nosso site.