Informe Bancário – 24 de maio de 2024

136

Queremos conhecer as suas prioridades. Não deixe de responder a Consulta Nacional 2024!

Bancários e bancárias de todo o país, de bancos públicos e privados, têm até o próximo dia 2 de junho para apontar suas prioridades e ajudar a construir a pauta de reivindicações da Campanha Nacional Unificada dos Bancários 2024, que irá negociar os reajustes salariais e de demais verbas e renovar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), onde estão previstos todos os direitos da categoria.

Na Consulta Nacional, os bancários apontarão suas prioridades para os principais eixos de reivindicações: remuneração (índices de reajuste para salários e PLR, por exemplo), saúde e condições de trabalho, emprego, segurança, teletrabalho e igualdade de oportunidades, entre outros.

A Consulta Nacional é uma etapa de extrema importância. Quanto maior o número de respostas, mais perto estaremos dos reais anseios da categoria. Participe e vamos juntos construir a nossa vitória. Acesse https://consultabancarios2024.votabem.com.br e responda.

CCV do Itaú finaliza primeira proposta de acordo

No dia 21/5, na sede do Sindicato dos Bancários do Ceará, foi firmado o primeiro acordo oriundo da Comissão de Conciliação Voluntária (CCV) do Itaú, em 2024. O acordo foi aprovado pelos funcionários do banco, em assembleia virtual realizada dia 2 de abril, pelo sistema Vota Bem.

Dessa forma, através da CCV, a ex-funcionária do Itaú, Danielle Mendonça, desligada em agosto de 2023, viu uma oportunidade de solucionar suas questões trabalhistas junto ao banco de forma mais célere. Ela conta que tomou conhecimento da aprovação da CCV em assembleia através do Sindicato e, como ainda não havia acionado a Justiça pois estava priorizando sua carreira profissional, procurou a CCV com o objetivo de fazer uma intermediação de maneira mais rápida. “Compareci ao Sindicato no dia 30 de abril para dar início ao processo de conciliação e, com cerca de 20 dias, já foi formalizado o acordo”, disse Danielle, ressaltando a agilidade do processo. “O acordo foi acima das minhas expectativas, por isso, após minha análise, achei viável a minha aceitação”, completou.

“Gostaria de agradecer ao Sindicato dos Bancários, na pessoa da diretora Francileuda Pinheiro e do diretor Alex Citó, por terem me mostrado o processo e por terem me dado todo o apoio para que o acordo fosse formalizado. Indico aos ex-funcionários do Itaú que busquem, junto ao Sindicato, a conciliação da CCV”, finalizou Danielle.

CCV – O objetivo da CCV é resolver pendências do contrato de trabalho através de um acordo, de forma rápida e simplificada, sem o desgaste de uma reclamação trabalhista. Todo ex-funcionário do banco é elegível para a CCV e pode reivindicar qualquer pendência do contrato extinto. A proposta construída através desse instrumento é individualizada e considera a trajetória do ex-funcionário, através de um canal de comunicação respeitoso e confortável. A resolução dos conflitos é intermediada pelo Sindicato e a decisão final, se aceita ou não a proposta, é do ex-funcionário, que pode acionar a CCV até 22 meses após a data do seu desligamento. Mais informações: 85 3252 4266.

Bradesco vai mudar nome do cargo dos gerentes corporate

O Bradesco informou ao movimento sindical que, a partir de 1º de junho, fará a mudança no nome dos cargos dos gerentes corporate.

Segundo o Bradesco, trata-se de adequação do nome do cargo ao que já é praticado no mercado. Ainda de acordo com o banco, permanecem inalterados salários, jornada, funções, atribuições, home office e local de trabalho.

O atual corporate one (I, II e III) vira corporate (I,II, III); o atual corporate (I,II, III e IV) vira corporate large (I,II, III e IV); o corporate large (I,II,III e IV) vira corporate ultra large (I,II, III e IV) e, por último, os gerentes multis e instutucional (I,II, III e IV) viram gerente global corporate (I,II, III e IV)

Caso ocorra qualquer mudança fora do informado, os bancários envolvidos devem procurar o Sindicato imediatamente através dos nossos canais: 85 3252 4266; bancariosce@bancariosce.org.br ou pelo whatsapp 85 99129 5101.

O povo do Rio Grande do Sul precisa de ajuda!

O povo do Rio Grande do Sul ainda precisa da nossa ajuda! As fortes chuvas e as enchentes continuam e o povo gaúcho necessita de ajuda para reconstruir suas casas e suas vidas. Diante disso, o SindBancários de Porto Alegre e Região iniciou a arrecadação de doações para a população atingida. A entidade está com a campanha “Solidariedade em Dobro”, que prevê que, a cada R$ 1,00 doado por associados, o SindBancários doa mais R$ 1,00. Interessados em colaborar podem encaminhar suas doações via Pix pela chave 51 920044245 (Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região). O valor angariado será utilizado para aquisição de itens a serem doados, juntamente com os materiais arrecadados, para as vítimas das enchentes nas ilhas e demais comunidades afetadas de Porto Alegre e região.

Não deixe de ouvir o Tribuna Bancária Podcast, agora com episódios em vídeo

Todas as quintas-feiras, sempre um novo episódio disponível no Spotify, no nosso site e agora com a disponibilidade de episódios em vídeo. O nosso último episódio do Tribuna Bancária Podcast traz mais um debate sobre a nossa campanha salarial  e a renovação da nossa CCT, com enfoque para a luta dos funcionários do Banco do Brasil, com a participação das dirigentes integrantes da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, Sandra Trajano (PE/Fetrafi-NE) e Fernanda Lopes (coordenadora da CEBB). Assista no Spotify e no nosso site.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here