Intransigente, Fenaban insiste em impor perdas à categoria bancária
A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) continua resistente em mesa de negociações e se nega a dar reajustes reivindicados pela categoria bancária. Na 11ª rodada, que aconteceu nesta quarta-feira (28/8), a entidade apresentou duas propostas de reajustes por faixas. A primeira dividia a categoria em cinco faixas, todas sem ganho real. Na segunda, a categoria foi dividida em quatro faixas: duas com baixíssimo ganho real e outras duas sem ganho real, conforme tabela abaixo. O comando rejeitou ambas as propostas.
A Fenaban também segue recusando aumento real nas demais verbas, que receberiam reajuste apenas pelo INPC, somente a partir de 1º de novembro, incluindo PLR, vales alimentação e refeição. Veja tabela da última proposta:
Com essa proposta, na primeira faixa o ganho real seria de irrisórios 0,09%; na segunda faixa pior ainda, de 0,04%. As demais faixas não teriam ganho real. Além disso, 34,9% dos bancários, que estão na última faixa, não teriam reajuste na data-base, apenas a reposição da inflação em dezembro.
O Comando rejeitou. “A proposta é péssima, divide a categoria. Além disso, prejudica o pagamento da PLR, que seria antecipada apenas em novembro e também sem ganho real”, destacou a coordenadora do Comando Nacional dos Bancários e presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira. “Além disso, não trouxeram propostas de aumento maior nos vales, nem melhoria da PLR, além das outras reivindicações”, completou.
“É inimaginável a criatividade dos bancos para ganhar em cima do nosso esforço, querem nos impor proposta rebaixada, precarizar nossa CCT, que, apesar de ser uma das melhores do país, valoriza seus funcionários muito menos que os altos executivos e acionistas. Nosso acordo, apesar de forte, está muito aquém do que produzimos”, destacou a também coordenadora do Comando Nacional, Neiva Ribeiro, que também é presidenta do Sindicato de São Paulo, Osasco e Região (Seeb-SP).
Próximos passos
As negociações com a Fenaban serão retomadas nesta quinta-feira (29/8), a partir das 10h30. Além disso, também terão negociações dos bancos públicos Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, a partir do meio-dia. O Comando orientou que as mobilizações nas redes e nas agências e escritórios continuem. As assembleias seguem marcadas para a próxima quarta (4/9).
Assembleia no próximo dia 4/9 vai deliberar sobre proposta da Fenaban e rumos da campanha
O Sindicato dos Bancários do Ceará convoca toda a categoria para participar de uma assembleia geral extraordinária na próxima quarta-feira, dia 4/9, a partir das 18h, tendo como pauta a campanha nacional dos trabalhadores do ramo financeiro em 2024.
A assembleia será realizada de forma híbrida – presencial na sede do Sindicato (Rua 24 de Maio, 1289 – Centro) e de forma remota, através da plataforma Zoom (divulgaremos o link de inscrição em breve).
Após os debates, as deliberações se darão através de votação virtual pelo sistema Vota Bem (https://bancarios.votabem.com.br/), das 19h até às 22h do dia 4/9, onde a categoria, sócios e não sócios, vai deliberar sobre a proposta oferecida pela Fenaban e a organização e mobilização da Campanha Nacional Unificada.
Confira o edital:
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
========================================
Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Ramo Financeiro no Estado do Ceará – SINTRAFI-CE, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 07.340.953/0001-48, Registro sindical nº 208.327-59, por seu presidente abaixo assinado, convoca todos os trabalhadores bancários, sócios e não sócios, da base territorial deste sindicato, para a assembleia geral extraordinária que se realizará por meio de plenária a ser realizada às 18:00 horas, de forma híbrida, (Presencial, no endereço Rua 24 de Maio, 1289 – Centro e Remota, através da plataforma Zoom), seguida de votação de forma remota/virtual das 19:00 horas até às 22:00 horas do dia 04/09/2024 (quarta-feira), na forma disposta no site (www.bancariosce.org.br) onde estarão disponíveis todas as informações necessárias para a deliberação acerca da seguinte pauta:
- Avaliação da proposta apresentada pela FENABAN;
- Organização e mobilização da campanha salarial nacional unificada 2024.
Fortaleza, 28 de agosto de 2024
José Eduardo Rodrigues Marinho
Presidente