IX Bienal Internacional do Livro do Ceará será em abril

73

Aconteceu no dia 10/3, o lançamento da IX Bienal Internacional do Livro do Ceará no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O tema deste ano será “O Livro e a Leitura dos Sentimentos do Mundo”, e será realizada de 9 a 18/4, no Centro de Convenções. A homenageada este ano será à escritora cearense Rachel de Queiroz, que completaria 100 anos em 2010 e cujas obras irão nomear espaços montados no local de realização do evento.


A Bienal reunirá alguns dos principais nomes conhecidos do grande público leitor, como: Nelson Motta, Carlos Heitor Cony, Thiago de Mello, Afonso Romano de Sant´Anna, Paulo Markun, Marina Colasanti, Heloisa Buarque de Holanda, Pedro Bandeira e Eduardo Viveiros de Castro. A programação ainda irá contar com a presença do criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, o pesquisador Waldomiro Vergueiro (USP), Mino, Geraldo Jesuíno (criador da Oficina de Quadrinhos da UFC) e a dupla Hemetério e Olinto Gadelha, autores do premiado “Chibata!”; e o seminário Cultura, Democracia e Socialismo na América Latina e Caribe.


A programação oficial terá ainda encontros paralelos, debates e eventos, entre eles: o V Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas; o III Encontro Estadual de Agentes de Leitura; o Encontro dos Amigos da Leitura; o I Encontro dos Clubes de Leitura do Ceará; o I Encontro dos Pontos de Leitura; o II Congresso Nordestino de Poetas Cordelistas, Editores e Folheteiros; e o III Fórum Nordeste do Livro e da Leitura.


O Show de estreia da IX Bienal Internacional do Livro do Ceará será feito pelo Erasmo Carlos com o show “Rock´N´Roll”, e quem irá encerrar a festa serão os cantores Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra (ex-Ira) com o show “Pequeno Cidadão”.


Este ano a Bienal terá espaço para visitação escolar gratuita destinada aos alunos (com idade mínima de seis anos) do ensino Fundamental e Médio das escolas públicas e privadas do Estado do Ceará. As inscrições foram feitas pela própria escola no site da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult) no período do dia 8/2 à 8/3. Cada escola poderia inscrever no mínimo 50 alunos e no máximo 240 alunos no programa, e se responsabilizará pelo transporte dos alunos.


A IX Bienal Internacional do Livro do Ceará espera receber um público médio diário de 40 mil pessoas e pretende atingir a marca de 50 mil estudantes. A entrada será franca. Mais informações: (85) 3258.1001.