#MenosMetasMaisSaúde: Bancários realizam manifestação por mais saúde para a categoria

92


O Sindicato dos Bancários do Ceará realizou nesta quarta-feira, dia 24/7, uma manifestação em frente ao Edifício Sede da Caixa Econômica Federal, contra as metas abusivas e por mais saúde. A atividade da Campanha Nacional dos Bancários fez parte de um Dia Nacional de Luta por menos metas e mais saúde para a categoria. O objetivo é pressionar os bancos contra a prática de modelo de gestão que vem afetando a saúde mental dos trabalhadores.

Os bancários realizaram ainda uma caminhada pelas ruas do Centro de Fortaleza, parando em várias agências, mobilizando a categoria e esclarecendo a população sobre a campanha nacional da categoria e sobre a luta por mais saúde.


O Dia Nacional de Luta acontece um dia antes da quarta rodada de negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban, pela campanha nacional da categoria para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que será realizada nesta quinta-feira, dia 25/7, em São Paulo, com foco nas metas abusivas e condições de trabalho.

“Esperamos que a rodada de negociação traga propostas concretas com melhorias para a saúde da categoria bancária”, destacou Eugênio Silva, secretário de Saúde do Sindicato.

Uma pesquisa sobre modelos de gestão, em colaboração com pesquisadores da Universidade de Brasília (UNB), revela que 80% dos bancários tiveram ao menos um problema de saúde relacionado ao trabalho no último ano. Destes, quase metade estavam em acompanhamento psiquiátrico. Entre 2013 e 2020, foram registrados mais de 20 mil afastamentos de bancários pelo INSS. Em relação ao total dos afastamentos acidentários por doenças mentais e comportamentais, os afastamentos de bancários correspondiam a 12% do total, em 2012, e a 25%, em 2022.

Esses dados são inaceitáveis e comprovam que há prática de uma gestão adoecedora por parte dos bancos que precisa mudar. Queremos dar visibilidade ao alto número de adoecimento causados por metas excessivas, pressão por resultados e assédio moral para erradicar essas práticas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here