Reunião na Superintendência cobra soluções para problemas estruturais na Caixa Iracema

21

Na manhã desta sexta-feira, dia 10/1, o Sindicato dos Bancários do Ceará participou de uma reunião com o superintendente regional (Fortaleza/Região Metropolitana) da Caixa Econômica Federal, Ademar Mota, para debater os problemas estruturais da agência Iracema. A reunião deveria acontecer na segunda, 13/1, mas foi antecipada para esta sexta.

Durante toda essa semana, o Sindicato tem acompanhado a situação de caos na agência Iracema, devido ao extremo calor na unidade com a quebra da central de ar-condicionado. Os dirigentes sindicais cobraram uma solução para essa e outras questões apontadas pelos empregados da agência. O setor de Logística da Caixa, a gerente geral da agência Iracema e outros assessores da Super também participaram da reunião. Pelo Sindicato, participaram o diretor da Fenae, Marcos Saraiva, o presidente da APCEF/CE, Péricles Madeira e os diretores Túlio Menezes, Danniel Bustamante e Carlos Rogério Montenegro.

Cobrada pelo Sindicato, a Caixa se comprometeu a solucionar o problema da climatização até o final do mês de janeiro. O banco informou ter comprado 10 aparelhos do tipo split para instalar na unidade, em substituição à central quebrada. Enquanto isso, o banco fez a locação de aparelhos provisórios e climatizadores para viabilizar o atendimento na agência e garantiu ainda que eles só serão retirados após a instalação dos aparelhos definitivos. O Sindicato dos Bancários informou, por sua vez, que vai continuar acompanhando o trabalho de instalação dos novos aparelhos de ar-condicionado, até que sejam concluídos os trabalhos.

Além disso, a entidade apontou outras questões estruturais. Recentemente, os dirigentes receberam imagens preocupantes do teto da agência Iracema, mostrando que a agência precisa de uma série de reformas urgentes, diante da aproximação da quadra chuvosa no Ceará. O banco informou que também fará manutenções estruturais na unidade.

O Sindicato ainda questionou o banco sobre a renovação do alvará de funcionamento da agência, e o banco informou que o processo já está em curso, aguardando visita do Corpo de Bombeiros para finalizar a documentação necessária para emissão do novo alvará. O superintendente também se colocou à disposição das entidades sindicais para buscar soluções, em qualquer agência da Caixa, onde os dirigentes apontarem ou receberem denúncias de problemas.

O Sindicato apontou ainda que, ao chegarem no prédio da Superintendência para participar da reunião, foram barrados pela segurança, o que configura violação de artigo da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, que garante livre acesso da entidade às dependências das agências bancárias. O banco se desculpou e informou ter sido um mal-entendido e que vai orientar corretamente os vigilantes e empregados da agência.

“Vamos acompanhar de perto toda a instalação dos aparelhos de ar-condicionado e cobraremos também a reforma da unidade, para garantirmos a salubridade do ambiente de trabalho e a segurança de empregados e clientes. Em caso de qualquer irregularidade ou problema nas agências da Caixa, procure imediatamente o Sindicato para tomarmos as devidas providências”, afirmou o diretor do Sindicato e da Fenae, Marcos Saraiva, que cobrou ainda que essas reuniões com a Super passem a ser constantes para que o Sindicato possa repassar e cobrar soluções para as demandas dos trabalhadores.

Fonte: Bancários Ceará

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here