O Santander, além de adoecer os trabalhadores, ainda nega o direito à antecipação de salários enquanto os bancários estão de licença saúde, aguardando o resultado da perícia.
Várias denúncias de bancários têm chegado com frequência aos diretores do Sindicato, referente ao fato de que os funcionários estão adoecendo por conta das pressões por metas e tal situação causa o afastamento dos bancários do ambiente de trabalho. Como se não bastasse a doença, os bancários não estão recebendo a antecipação de salários garantida pela Convenção Coletiva de Trabalho 2024/2026. Portanto, o Santander está descumprindo literalmente a CCT 2024/2026.
Segundo o secretário de Saúde do Sindicato e funcionário do Santander, Eugênio Silva, alguns casos recém-chegados à entidade foram resolvidos com a intervenção do Sindicato junto ao RH do banco. A solução dos casos via RH mostra uma clara decisão do banco de descumprir o acordo de forma proposital.
“Apesar das soluções dos casos pontuais, esperamos que o banco volte a cumprir a cláusula 65 em sua integralidade e de forma contínua até o final do acordo. Entendemos que a judicialização não é o melhor caminho, mas caso o banco mantenha a posição de continuar a descumprir o acordo coletivo não teremos outra solução”, informa Eugênio Silva.
Fonte: Bancários CE