Sindicato ajuíza nova ação coletiva contra o BB por perdas na PLR causadas pelo Programa Performa

56

O Sindicato dos Bancários do Ceará, por meio do seu Departamento Jurídico, ajuizou mais uma ação coletiva em defesa dos direitos dos trabalhadores do Banco do Brasil. Desta vez, a ação questiona os prejuízos causados pelo Programa Performa, implementado em fevereiro de 2020, que promoveu alterações nos Valores de Referência (VR) de diversas funções comissionadas e impactou diretamente o cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

A ação visa o pagamento das diferenças de PLR decorrentes da redução dos VRs promovida pelo Performa, que afetou de forma significativa a remuneração variável dos funcionários, especialmente dos que ocupavam ou ocuparam funções gratificadas. A iniciativa do Sindicato busca resguardar o direito dos trabalhadores e corrigir uma distorção imposta unilateralmente pelo banco.

O pedido da ação abrange todos os empregados admitidos até o dia 3 de fevereiro de 2020, data de implementação do Programa Performa, independentemente de estarem ou não exercendo função comissionada na época. Vale destacar que esse pleito ainda será analisado pelo Judiciário, que decidirá sobre a abrangência e procedência dos direitos reivindicados.

“Compreendemos que as mudanças ocorridas no Performa fazem parte de um ataque direto aos direitos dos trabalhadores bancários, em especial ao bancário do Banco do Brasil, imprimindo uma real redução salarial, de forma mascarada”, explica Danniel Bustamante, secretário de assuntos jurídicos individuais do Sindicato.

“O Sindicato tentou, por várias vezes, em mesa de negociação com o Banco do Brasil, solucionar os problemas em decorrência do Performa, mas, infelizmente, nós não obtivemos êxito nas negociações. Portanto, estamos ajuizando essa ação exatamente para tentar solucionar o problema em decorrência do Performa, que atingiu os salários de tantos trabalhadores do Banco do Brasil”, destaca o presidente do Sindicato, José Eduardo Marinho.

O Sindicato dos Bancários do Ceará reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos da categoria e ressalta a atuação firme e combativa de sua assessoria jurídica, que permanece à disposição para esclarecimentos, orientações e ajuizamento de ações judiciais, tanto coletivas quanto individuais.

Em caso de dúvidas ou necessidade de informações adicionais, os bancários podem entrar em contato com o Departamento Jurídico do Sindicato (juridico@bancariosce.org.br ou 85 3252 4266). A luta é constante e o Sindicato segue atento e vigilante na defesa dos direitos da categoria.

Fonte: Bancários CE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here