Sindicato paralisa agência do Itaú na Aldeota em Dia Nacional de Luta contra fechamento de agências e demissões

340

Em Dia Nacional de luta realizado em todo o país nesta terça-feira, 8 de julho, o Sindicato dos Bancários do Ceará esteve, durante toda a manhã, na agência da Av. Santos Dumont, na Aldeota, que esteve fechada até o meio-dia para protestar contra a onda de fechamento de agências do Itaú.

Com mais de R$ 11 bilhões de lucro só no 1º trimestre de 2025, o Itaú fecha agências, demite, sobrecarrega os trabalhadores que ficam e ignora sua responsabilidade social.

Nos últimos meses, 120 unidades foram fechadas e outras 55 estão em fase de encerramento, com previsão de término até o mês de agosto. Muitas dessas agências que tiveram suas atividades encerradas são lucrativas e essenciais para suas comunidades, especialmente para idosos e aposentados. Em Fortaleza já foi confirmado o fechamento da agência da Av. Barão de Studart.

“O Itaú faz campanhas de mídia, com celebridades, dizendo que o Itaú é um banco ‘feito pra você’, mas na verdade, o que o banco tem feito é adoecer os funcionários, com essa política de fechamento de agências, demissões, realocando as pessoas sem qualquer critério, quando realoca. Tudo isso causa um grande impacto emocional no funcionalismo. Sem falar no assédio na cobrança de metas de forma abusiva”, denuncia o diretor do Sindicato e funcionário do Itaú, Alex Citó.

Cobramos o fim das metas abusivas e das demissões, mais contratações, suspensão do processo de fechamento de agências, além de segurança e dignidade para quem trabalha.

“O sistema financeiro é o setor que mais lucra nesse país, com cifras sempre na casa dos bilhões, mas quem é o principal responsável por esse lucro, os bancários, não recebem a valorização merecida, mas sobrecarga, assédio, ameaças constantes de demissão com essa onda de fechamento de agências e, em consequência de tudo isso, adoecimento. Queremos deixar claro que vamos lutar pelos direitos dos funcionários do Itaú”, destacou o presidente do Sindicato, José Eduardo Marinho.

“Queremos que o Itaú reavalie esses fechamentos de agências e garanta um ambiente de trabalho saudável e atendimento digno à população”, finalizou a diretora do Sindicato e funcionária do Itaú, Francileuda Pinheiro.

Fonte: Bancários CE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here