Sindicato participa de Congresso sobre Direito Sindical

31

O Sindicato dos Bancários do Ceará participa nesta quinta e sexta, 8 e 9/5, do 9º Congresso Internacional de Direito Sindical, em Fortaleza. O tema do Congresso são as Relações de Trabalho em Crise.

Em tempos de constantes transformações no mundo do trabalho, o movimento sindical se vê diante de desafios inéditos, que exigem uma profunda reflexão sobre seu papel e sua capacidade de adaptação. A 9ª edição do Congresso de Direito Sindical se propõe a ser um espaço de reflexão, aprendizado e troca de experiências, voltado para os profissionais que atuam diretamente nas questões trabalhistas e sindicais, e que buscam compreender as novas dinâmicas da relação de trabalho. O congresso visa abordar as múltiplas facetas da crise que se apresenta no cenário sindical contemporâneo, levando em consideração as profundas mudanças sociais, econômicas e tecnológicas que impactam tanto os trabalhadores quanto os sindicatos.

Este evento se torna imprescindível para capacitar os participantes a compreender e implementar soluções práticas e eficazes para os desafios do dia a dia sindical, ampliando a representatividade, defendendo os direitos dos trabalhadores e promovendo a equidade no ambiente de trabalho. São questões que não podem ser ignoradas, pois afetam diretamente a dignidade humana, o crescimento social e a justiça laboral. A 9ª edição, com painéis e debates de grande relevância, busca proporcionar o conhecimento necessário para que sindicalistas, advogados, juízes, procuradores e demais profissionais possam, com eficiência, colaborar na construção de um futuro mais justo e igualitário.

Este Congresso visa oferecer a todos os participantes uma experiência enriquecedora, com o intuito de fomentar a reflexão crítica e o desenvolvimento de práticas que fortaleçam o movimento sindical e promovam um ambiente de trabalho mais justo e harmonioso para todos.

PROGRAMAÇÃO – Temas e palestrantes:

Temas:

■ Evasão sindical: a crise da filiação e seus impactos na representatividade sindical (Mesa das Centrais participantes).
■ Transformações nas ruas e nas redes: novas dinâmicas da mobilização coletiva e a reorganização sindical no século XXI.
■ A perda da identidade trabalhista: os desafios do Sindicalismo em manter a representação da nova geração de trabalhadores.
 A reengenharia jurisprudencial do trabalho: valores sociais do trabalho e competências institucionais na interpretação do STF
■ Desafios do Direito do Trabalho em face das novas relações trabalhistas: a ascensão de novas categorias de trabalhadores.
■ Responsabilidade empresarial e equidade de gênero: a proteção do trabalho da mulher na perspectiva da OIT.
■ Expandindo Fronteiras: o desafio de reinventar e ampliar a representação sindical para alcançar novos trabalhadores e setores.
■ Prevenção contra o assédio e restauração do ambiente de trabalho: construindo um espaço de respeito para todos.
■ Enfrentamento ao Assédio na Administração Pública: políticas, responsabilidades e sanções.
■ Assistência sindical nas rescisões: garantindo direitos e fortalecendo parcerias entre empresas e sindicatos.
■ Equilíbrio entre trabalho e vida: o desafio da redução da jornada e seus impactos na saúde do trabalhador e nas empresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here