O Sindicato dos Bancários do Ceará esteve em Caucaia, nesta quinta-feira, 12/6, para visitar as agências do município, se reunir com a categoria, ouvir demandas e levar informes. Durante a manhã, o Sindicato fez reuniões e conversou com os bancários da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco e Santander.
Os dirigentes aproveitaram ainda para convidar a categoria para o Encontro Estadual dos Bancários, que acontece neste sábado, 14/6, a responder à consulta nacional, com prazo até o dia 30/6 e distribuíram materiais específicos para cada banco.
Na Caixa Econômica Federal, o tema principal da reunião foi o Saúde Caixa, com a distribuição de uma cartilha sobre a importância de defender o plano de saúde dos empregados. “Durante a campanha salarial, o banco não quis discutir o Saúde Caixa, alegando que já havia um acordo vigente. Esse acordo termina sua vigência em dezembro deste ano, então esse é o momento crucial para negociarmos as mudanças que queremos no nosso plano de saúde, importante patrimônio dos empregados da Caixa”, destacou o diretor do Sindicato, Danniel Bustamante.
“É muito importante debater o fim do teto no Saúde Caixa. O plano está sob ataque desde 2016 e desde então, o movimento sindical vem lutando pela defesa do Saúde Caixa e pelos direitos dos trabalhadores do banco”, enfatizou o diretor do Sindicato, Túlio Nogueira.
“Esse não é um ano de campanha, com reajuste, mas é um ano para elencarmos as pautas para negociarmos e avançar nos direitos. Durante os encontros, congressos e conferências deste ano iremos enfatizar temas como saúde e previdência, função social do sistema financeiro, mobilização em prol da função de caixa, além de debatermos o uso da inteligência artificial nos bancos, com a proteção ao emprego bancário”, explicou o presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, José Eduardo Marinho.
Nas demais unidades visitadas pelos dirigentes do Sindicato, os diretores destacaram ações judiciais específicas por banco, distribuíram jornais e a cartilha com os acordos coletivos e ouviram demandas dos bancários.
Fonte: Bancários CE