APCEF/CE, em luta conjunta com o Sindicato, atua em defesa dos empregados da Caixa

22


A Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Ceará (APCEF/CE) é uma associação de classe que tem como objetivo assistir e proteger os empregados da Caixa em seu relacionamento com a instituição financeira. Juntamente com o Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE), a entidade sempre esteve na luta em defesa dos empregados da Caixa, por mais direitos e trabalho decente, oferecendo-lhes assistência em todas as áreas, exercendo forte pressão social e política pelo pleno cumprimento dos direitos dos trabalhadores.


A parceria com o Sindicato se dá no campo político, com a Apcef participando ativamente das lutas da categoria bancária, bem como é parceira também na área de lazer e na realização de grandes eventos, como a festa do Dia do Bancário, campeonatos de futsoçaite e futsal, entre outros. A APCEF está presente em todas as mobilizações da categoria, seja na época da campanha salarial ou em qualquer outra atividade sindical.


“A APCEF busca ainda conscientizar seus associados e demais funcionários através de encontros, debates e seminários, promovendo mobilizações e protestos em parceria com o Sindicato”, afirma Carlos Eduardo Bezerra, presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará.


Ao associar-se a APCEF/CE, o bancário está aliando-se a uma entidade forte e representativa, que ao longo dos anos vem exercendo um papel de suma importância, em defesa e manutenção dos direitos de seus associados. Entre os benefícios oferecidos pela entidade estão: assessoria jurídica e administrativa; acesso a todas as instalações da sede social; acesso a outros clubes como BNB e colônia de férias/hotéis em APCEF’S de outros Estados; descontos em convênios; e participação em atividades esportivas, sociais e culturais.


Novas instalações – Nos últimos anos, a entidade tem investido muitos recursos para ampliar a estrutura física das suas sedes e melhor atender a categoria bancária e seus familiares. O Clube da Caixa, por exemplo, localizado às margens da Lagoa de Messejana, está passando por grandes mudanças: recentemente, o parque aquático passou por reformas na pintura e estrutura com a construção de uma rampa moderna; até o fim de março será inaugurado o pesque-pague que poderá ser usufruído por todos os sócios; e até agosto estarão prontos oito apartamentos para hospedar associados da APCEF; além disso, já está disponibilizada para os associados uma área de churrasqueiras voltada para momentos de lazer para o sócio e familiares. “A preocupação da diretoria da entidade, que cuida diretamente do Clube, é sempre zelar pelo bem estar e segurança de seus associados, convidados e familiares”, diz Rochael.


Histórico e Missão – APCEF/CE, fundada em 1º de maio de 1949, é uma associação de classe que tem como objetivo congregar os empregados da Caixa nos campos, social, esportivo, cultural e político e assisti-los em seu relacionamento com a instituição financeira, promovendo esclarecimentos a cerca de seus direitos, apoiando suas reivindicações e lutando por condições dignas de trabalho, salário justo e melhor qualidade de vida.


A partir da década de 90, a Associação passou a ter como característica principal a defesa dos empregados e a manutenção da empresa Caixa Econômica Federal como um agente público de desenvolvimento, fazendo o enfrentamento com o governo neoliberal patrocinado por FHC que tinha objetivo a privatização da Caixa e a demissão dos trabalhadores.


A APCEF/CE teve uma importante participação para a eleição de um governo democrático e popular, que trouxe o fortalecimento da empresa como um banco público e a abertura de novos pontos de atendimento e contratação de novos empregados. Mantendo ao mesmo tempo um trabalho direcionado ao lazer dos bancários da Caixa, para o enfrentamento ao estresse provocado pelo período.

 


Áureo Jr é o atual presidente da APCEF/CE


José Áureo de Oliveira Júnior é empregado da Caixa há 23 anos e desde então já participa ativamente da luta do movimento sindical. Foi dirigente da CUT em Brasília e no Ceará e fundador do PT em Brasília nos idos de 1984. Participou da primeira organização sindical dos servidores públicos do Brasil no início da década de 80. É o atual presidente da Apcef/CE e do Conselho Deliberativo Nacional da Fenae (instância máxima de decisão da Federação e que reúne os presidentes das Apcefs de todo o País e a Diretoria Executiva da Fenae). Ainda é membro da atual diretoria do SEEB/CE.


Na primeira gestão à frente da diretoria da entidade, de 1996 a 1998, Áureo Júnior deixou como marco a construção do parque aquático e a modernização das instalações do Clube da Caixa. Naquela mesma época, foi criado ainda o convênio com o Interclubes. Áureo Junior participou da luta de maior enfrentamento com o governo neoliberal de FHC, contra o desmantelamento das empresas públicas e tentativas de privatização das mesmas. De volta à Presidência da Apcef, Áureo Júnior continua ampliando as instalações do Clube, agora com a construção de apartamentos que servirão de alojamento para colegas associados. “A Apcef tem uma gestão muito ampla, voltada para defesa da classe trabalhadora e da sociedade, aproximando os interesses coletivos dos bancários à pauta do conjunto dos trabalhadores, sem perder de vista em nenhum instante o seu papel de desenvolver lazer, cultura e entretenimento aos empregados da Caixa”, afirma o presidente Áureo Júnior.