1970: Seleção invicta conquista definitivamente a taça Jules Rimet

102

“Noventa milhões em ação, pra frente Brasil, salve a Seleção”. Esse foi o som do tricampeonato mundial em 1970. O Brasil ganhou invicto a Copa realizada no México e, como era o terceiro título, conquistou definitivamente a taça Jules Rimet (tristemente roubada em 1983). Essa foi a primeira Copa do Mundo que os brasileiros puderam acompanhar pela televisão.

A estréia do Brasil foi em 3/6 contra a Tchecoslováquia com a vitória da Seleção “Canarinho” por 4 x 1. O Brasil logo no primeiro jogo demonstrou uma fantástica exibição técnica aliada a um invejável preparo físico. Em 7/6, a Seleção voltou a campo para enfrentar os ingleses, campeões de 66. Essa foi a partida mais difícil para o Brasil, que venceu por 1 x 0 graças a muito espírito de luta de nossos jogadores.

O terceiro jogo foi contra a Romênia, no dia 10/6, cujo resultado foi 3 x 2 para o Brasil, num jogo dramático. Nas quartas-de-final, a Seleção Brasileira simplesmente arrasou a equipe peruana, 4 x 2. Em seguida, o Brasil venceu o Uruguai nas semi-finais por 4 x 1. Estávamos mais uma vez em uma final.

O jogo decisivo, dia 21/6, foi contra a Itália que também tinha dois títulos mundiais. As seleções disputavam além do tricampeonato, a posse definitiva da Jules Rimet. O placar de 4 x 1 a favor do Brasil refletiu a superioridade da equipe brasileira e por todo o País, nunca se ouviu tanto os versos de Miguel Gustavo – “Pra Frente Brasil”.

4º lugar em 1974 – A implantação de um futebol defensivo levaria o Brasil a uma discreta participação na Copa de 1974, realizada na então Alemanha Oriental. A equipe de Zagalo marcou apenas seis gols em sete partidas, a pior média do Brasil em Copas. Os dois primeiros jogos, contra Iugoslávia e Escócia terminaram em 0 x 0. Em seguida, o Brasil venceu o Zaire por 3 x 0, a Alemanha Oriental por 1 x 0 e a Argentina por 2 x 1. No entanto, a Seleção Brasileira perdeu nas semi-finais para a Holanda por 2 x 0 e teve uma despedida melancólica perdendo o 3º lugar para a Polônia, que venceu por 1 x 0. A Alemanha Ocidental foi a campeã.