24º Congresso dos Funcionários do BB acontece em maio

76


A Contraf-CUT, assessorada pela Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil, realiza o 24º Congresso Nacional dos Funcionários do BB, nos dias 17, 18 e 19 de maio, no Hotel Holliday Inn, em São Paulo. O evento irá definir a pauta específica de reivindicações dos trabalhadores do BB.


As orientações para o Congresso já foram encaminhadas para as federações de bancários, estabelecendo os critérios de participação e o número das delegações por estado. A Contraf-CUT orienta que as delegações observem a cota de gênero de 30%.


Para o secretário de formação da Contraf-CUT e coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, William Mendes, “este será um Congresso a ser construído com muita unidade do funcionalismo para enfrentar os desmandos da direção do BB”.


Ele destaca que “a empresa acabou de implantar um plano de funções unilateralmente com graves prejuízos aos trabalhadores e vem assediando de forma absurda por metas abusivas e desviando o papel do banco. Chegamos a um nível insuportável de desrespeito ao funcionalismo e às entidades sindicais”.


A realização de assembleias e encontros preparatórios pelos sindicatos e federações deverá ocorrer até o dia 6/5, com prazo de inscrição das delegações até o dia 7/5 na Contraf-CUT. As teses deverão abordar os temas da pauta do Congresso e precisam ser enviadas até o dia 22/4 para a Contraf-CUT.


Os funcionários do BB irão debater quatro grandes temas:


1. Remuneração e condições de trabalho: Carreira: piso, plano de funções, ascensão profissional; jornada de trabalho nas funções comissionadas e metas e remuneração variável.


2. Saúde e Previdência: Cassi; Previ; Plano odontológico; Fusesc; Economus e Segurança Bancária.


3. Organização do Movimento: Formas de mobilização; Delegados sindicais e OLT; Conselho de Usuários da Cassi e Representante no Conselho de Administração do BB.


4. Banco do Brasil e o Sistema Financeiro Nacional (SFN): BB e o crédito; Metas de produtos financeiros; Terceirização e Correspondentes Bancários e Internacionalização.