9º CONCUT congrega sindicalistas de todo Brasil

100

Cerca de 2.600 delegados sindicais de todo o Brasil se reuniram entre os dias 5 e 9/6 no Centro de Convenções de Anhembi, em São Paulo, no 9º Concut – Congresso Nacional da CUT. Além dos congressistas, participaram também delegações de mais de 20 países, representantes de partidos políticos e de outras centrais sindicais.

O Sindicato dos Bancários do Ceará esteve presente através dos diretores Bosco Mota, Carlos Eduardo, Alex Citó, Lúcia Silveira, Carmem Amélia, Robério Ximenes, Ailson Duarte, Claudio Rocha e Laércio Alencar.

O Congresso ministrou debates sobre Conjuntura Internacional e Nacional, o Papel do Sindicalismo na Construção de Projetos Nacionais e sua Relação com os Governos Democráticos-Populares e elegeu a nova direção da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Com 69,4% o atual secretário-geral, Artur Henrique, foi eleito o novo presidente da CUT.

A ampla maioria dos delegados aprovou a tese de que a Central deve apoiar a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sem se negar a apontar os eventuais limites do próprio governo, mas compreendendo os avanços que o atual governo proporcionou à luta democrática dos trabalhadores.