Palestra sobre gastronomia brasileira comemorou o Dia das Mães no Sindicato

58


A Secretaria de Aposentados do Sindicato dos Bancários do Ceará, comemorou o Dia das Mães, no último dia 12, na sede do Sindicato com uma palestra sobre “A Comida Ancestral e sua Influência na Culinária Brasileira”. Bancários e bancárias aposentados prestigiaram o evento, no qual foi sorteado um micro-ondas entre a mães presentes e, após a palestra, foi feita degustação de pratos da cozinha ancestral brasileira.


O palestrante convidado, Chef Clóvis Lima destacou momentos da história, onde a comida se fez presente, desde os primórdios das civilizações até os dias de hoje, desde as grandes celebrações até os momentos de guerra e conflitos.


Segundo ele, “a comida sempre foi fator aglutinador, onde grandes conversas, grandes decisões se deram sempre ao redor de uma mesa, com comida. Uma das grandes celebrações, se não a maior celebração da história, foi a última Ceia do Senhor Jesus que reuniu seus doze apóstolos numa mesa para comer e beber juntos, antes do grande sacrifício”.


Sobre nossa comida, Chef Clóvis que é pesquisador da gastronomia brasileira, tendo viajado várias partes do País fazendo resgate histórico, disse “temos na nossa cozinha brasileira traços originários da cozinha ancestral africana, portuguesa e indígena. Os pratos ancestrais de origem africana, por exemplo, surgiram nas senzalas. Eram pratos criados por conta das dificuldades aliada à religiosidade e que tinham em sua base, na grande maioria das vezes, miúdos ou partes desprezadas pelos senhores feudais, os senhores da Casa Grande”,  completou o Chef.


Tomaram parte da mesa em comemoração ao Dia das Mães, celebrado pela Secretaria de Aposentados, os diretores do Sindicato, Plauto Macedo, Carmen Araújo, Rita Ferreira, Aléx Citó, Bosco Mota, Mateus Neto, Marcos Francelino, José Roberto Felix (Bebeto), Francineuda Pinheiro, Ieda Marques, Nivardo Pimentel, Ricardo Dantas, Jannayna Lima, Valdir Maciel e Humberto Filho.


“A Secretaria de Aposentados cumpre com esse evento, uma das programações previstas dentro do planejamento anual, com objetivo de reunir os bancários e as bancárias aposentados em torno de temas relevantes. Tivemos também um momento de interação e confraternização com os colegas aposentados, que com sua experiência e sabedoria, ainda dão sua contribuição à categoria bancária”
Plauto Macedo, secretário de Aposentados do SEEB/CE