Reajuste das diárias no BNB também é fruto da campanha salarial 2014

49


Após anos de congelamento, o valor das diárias a serviço no BNB foi reajustado pelo mesmo índice do reajuste salarial conquistado na campanha salarial de 2014, ou seja, 9%. O realinhamento envolveu também a unificação das tipologias de diárias (serviço no Brasil, adição, remoção, treinamento interno e externo) em uma tabela única com o valor da diária variando de acordo com a localidade ou grupo funcional no qual esteja inserido o funcionário.


Com o reajuste há anos reivindicado pelo Sindicato dos Bancários do Ceará concretiza-se mais uma vitória da campanha salarial cujo acordo tem vigência de set/2014 a ago/2015. “Repara-se também, ainda que parcialmente, uma injustiça para com os trabalhadores da Instituição, às voltas com dificuldades para custear suas despesas com alimentação, hospedagem e deslocamento, quando de viagem a serviço do Banco, principalmente nas capitais e grandes cidades do País”, assevera Tomaz de Aquino, diretor do SEEB/CE e coordenador da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB).


“É constrangedor receber de colegas denúncias relacionadas a ter que gastar o seu próprio salário para ficar em acomodações minimamente dignas e compatíveis com o que a sociedade espera de um funcionário do Banco do Nordeste do Brasil”, continua Tomaz, para arrematar dizendo que “o objetivo do Sindicato é continuar pressionando para diminuir o fosso existente hoje entre os valores pagos a título de diárias para diretores e funcionários de carreira da Instituição”.


Hoje a diferença entre a maior e a menor diária paga pelo Banco – R$ 436,00 e R$ 153,00, respectivamente, é de 33,7%. Os novos valores de diárias entraram em vigor no dia 1º/12/2014.