Comando solicita nova rodada de negociação com BNB

48


A Contraf/CUT e o Comando Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB) solicitaram negociação com a Direção do Banco do Nordeste do Brasil para o próximo dia 26/11, mas ainda aguardam confirmação. Na ocasião, serão tratadas três questões ainda pendentes na mesa específica: revisão do Plano de Cargos, implantação do ponto eletrônico e propostas para o plano de aposentadoria.


Com relação à implantação do ponto eletrônico, o Comando Nacional é enfático em cobrar a sua imediata instalação. O Banco informou nas últimas negociações que o ponto eletrônico seria instalado até o fim de setembro.

O Comando reivindica também a implantação de um novo plano de funções e a revisão do PCR. De acordo com representantes dos funcionários, há casos de bancários que estão acumulando funções, pois a movimentação estrutural do Banco já pede essa revisão.


Quanto à Previdência, a reivindicação dos trabalhadores inclui melhoria no plano de previdência complementar, fim da contribuição sobre o 13º do benefício pago pela Capef, democratização do fundo de pensão com o fim do voto de qualidade, aporte de recursos, custeio e administração do plano.


O BNB informou em agosto que está construindo um plano de incentivo à aposentadoria que pode contemplar algumas das reivindicações da pauta específica. “Queremos cobrar que esse plano de incentivo seja disponibilizado o mais breve possível aos sindicatos para ser discutido com as bases”, ressaltou o coordenador da CNFBNB, Tomaz de Aquino.