Comando Nacional inicia negociações com o Banco e exige fim das terceirizações ilegais

57

   


O Comando Nacional dos Bancários, assessorado pela Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB/Contraf-CUT), se reuniu com o Banco na última sexta-feira, dia 2/9, na primeira negociação da mesa específica da Campanha Nacional 2011. Na pauta, as cláusulas sociais com ênfase para a que trata de concurso público e terceirização. Até o fechamento desta edição, a reunião não havia terminado, mas a representação dos trabalhadores já tinha posição fechada contra o fim das terceirizações fraudulentas e exigiu do Banco a convocação dos concursados de 2010.


“O que será fundamental nesta campanha será a mobilização do funcionalismo. Precisamos estar juntos, mais do que nunca, para avançarmos nas conquistas. A enrolação dos banqueiros e governo na mesa da Fenaban já mostra que só com muita mobilização que alcançaremos êxito na nossa luta”, conclama o coordenador da CNFBNB/Contraf-CUT, Tomaz de Aquino.


A reunião foi coordenada, no âmbito dos trabalhadores, pelo secretário de Organização da Contraf-CUT, Miguel Pereira. Participaram também representantes dos Sindicatos de Alagoas (Alexandre Timóteo); Ceará (Carmen Araújo); Pernambuco (Alan Patrício); Piauí (Lusemir Carvalho); São Paulo (Jair Alves dos Santos); Bahia (Antonio Galindo, também representando a FEEB BA/SE); além do coordenador da CNFBNB/Contraf-CUT, Tomaz de Aquino, também representando a Fetrafi/NE.

Confira abaixo as cláusulas sociais discutidas com o BNB no último dia 2/9:


Cláusula 50ª – Proteção ao cliente e caixas

Cláusula 51ª – Adicional de insalubridade

Cláusula 52ª – Indenização por morte ou invalidez permanente em decorrência de assalto

Cláusula 53ª – Horário para amamentação

Cláusula 54ª – Fiscalização de restaurante

Cláusula 55ª – Ausências legais

Cláusula 56ª – Concursos

Cláusula 57ª – Complementação de auxílio-doença previdenciário e auxílio-doença acidentário

Cláusula 58ª – Seguro de Vida em Grupo

Cláusula 59ª – Exame médico

Cláusula 60ª – Campanha de Vacinação

Cláusula 61ª – Estabilidade para membros do Conselho de Ética

Cláusula 62ª – Reintegração dos demitidos Era FHC e Byron

Cláusula 63ª – Operacionalização do Credi e AgroAmigo