Banco negocia e garante renovação da maioria das cláusulas do aditivo

60

Em negociação realizada com a Contraf-CUT e as entidades sindicais na última quarta-feira, dia 18, em São Paulo, o Santander garantiu a renovação da maioria das cláusulas do Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de 2009. Nova rodada para discutir as pendências e as propostas de novas cláusulas será agendada pelo banco em breve. Ainda será realizada outra reunião para debater o Acordo do Programa de Participação nos Resultados (PPR).


Assim, ficam mantidas cláusulas como a licença de dois dias por motivo de doença de filhos, a ampliação do horário de amamentação, a licença-adoção, o intervalo de 15 minutos dentro da jornada de seis horas, o comitê de relações trabalhistas, o fórum de saúde e condições de trabalho, a PLR para aposentados entre 02.08.2009 e 31.12.2009, dentre outras.


O Santander é o único banco privado no Brasil que assina aditivo à convenção coletiva com a Contraf-CUT e as entidades sindicais, ampliando conquistas para os trabalhadores. Para o diretor do SEEB/CE e funcionário do Santander-Real, Eugênio Silva, “o aditivo em negociação é de fundamental importância para os bancários do Santander Brasil”.

PENDÊNCIAS – Ficaram pendentes as cláusulas que prevêem incentivos para aposentadoria, como a licença remunerada pré-aposentadoria (“pijama”), cuja validade termina no dia 30 de março de 2010.


O “pijama” foi incluído no aditivo do ano passado para evitar demissões durante a fusão com o Real, cujo processo está em andamento nos centros administrativos e ainda não começou na rede de agências. Outra pendência é o abono indenizatório. Muitos funcionários não aderiram e as entidades sindicais reivindicam ampliação das vantagens.


Também ficaram pendentes algumas cláusulas para ajustes de redação, mas sem problemas de conteúdo. O superintendente de Relações Sindicais do Santander, Jerônimo dos Anjos, ficou de reavaliar todas as pendências. A rodada foi considerada positiva pelos representantes dos bancários.

EXPECTATIVA DE NOVAS CONQUISTAS – Na próxima rodada, serão discutidas as propostas de inclusão no aditivo. Muitas delas são hoje benefícios que se encontram na cartilha distribuída, em maio, pelo banco aos funcionários, como as bolsas de auxílio-educação, a ajuda social extraordinária e o auxílio-academia, dentre outros.