Nova diretoria do Sindicato tomou posse na ltima sexta-feira

89

 

 A nova diretoria do Sindicato dos Bancários do Ceará foi empossada na última sexta-feira, dia 28 de agosto, Dia do Bancário. A solenidade aconteceu na sede do Sindicato e teve início com um café da manhã, acompanhado da música dos adolescentes da ONG Moradia e Cidadania. Estiveram presentes grandes nomes do cenário político e sindical atual, como o deputado estadual Nelson Martins (PT/CE), o deputado federal José Guimarães (PT/CE), o ministro da Previdência Social, José Pimentel, o presidente da FETEC/NE, Lucius Fabiani, o diretor da CUT, Wil Pereira e o representante da direção nacional da CTB, Jefferson Tramontini.

O novo presidente do Sindicato e funcionário do Banco do Brasil, Carlos Eduardo Bezerra, declarou que a nova gestão é vitoriosa por ter ido a campo, à base, “conquistar corações e mentes”, além de ser fruto da aliança entre CUT e CTB. Carlos Eduardo ressaltou a história de luta do Sindicato e do presidente da gestão passada, Marcos Saraiva, a quem caracterizou como companheiro leal, sério e firme.


O presidente salientou as conquistas dos bancários, deixando claro que, no contexto atual de crise econômica, a classe não admitirá retrocessos, apenas avanços. Parafraseando o compositor Gonzaguinha, Carlos Eduardo Bezerra disse que “se muito vale o já feito, mais vale o que será”, afirmando que a luta por um País com mais justiça social só pode ser feita com amor, carinho e vontade de mudar o mundo. Ele anunciou também algumas mudanças vindouras para o Sindicato, como a melhoria da comunicação com a base, além do incentivo à organização no local de trabalho e lutas por melhores condições de saúde.


O presidente da gestão anterior, Marcos Saraiva, funcionário da Caixa e novo secretário de Finanças, afirmou ter certeza do bom trabalho que será desenvolvido por Carlos Eduardo Bezerra: “Ele estará na linha de frente na luta por melhor qualidade de vida para o povo brasileiro”. Marcão lembrou os diversos momentos vividos durante sua gestão e declarou que obteve sempre o apoio da diretoria e das várias corrente sindicais, o que tem reflexo na avaliação positiva que os bancários fazem do trabalho realizado pela gestão passada. Por fim, o diretor fez votos de uma boa gestão e pediu a Carlos Eduardo: “Faça com que a gente se orgulhe de você ao final desses três anos”.

Carlos Eduardo, presidente do SEEB/CE declarou: “Nós fazemos o papel de transformar esse País dentro da perspectiva da classe trabalhadora. Nós somos o contraponto ao setor mais poderoso, mais remunerado, que é o setor financeiro. Essa história de luta não começa hoje, não terminará hoje e será decisiva para melhorar a luta dos trabalhadores”.

Lucius Fabiani, presidente da FETEC/NE afirmou que a eleição da diretoria representa um voto de confiança da base, concedido devido à história de luta do Sindicato. Ele declarou ainda que a diretoria assume num momento de grande importância, a campanha salarial, quando “não é mais chapa 1 ou 2, agora é o Sindicato dos Bancários do Ceará”.

Lucácia Lotif, nova diretora do SEEB/CE (Regional de Itapipoca), conta que sindicalizou-se há pouco tempo, mas percebeu o objetivo de lutar por melhorias para os bancários e por isso resolveu entrar na chapa. “A tendência é conseguir cada vez mais; já se conseguiu muito até hoje, mas podemos ainda avançar”, finaliza Lucácia.

Lucius Spartacus, novo diretor do SEEB/CE (suplente), declarou ter muita expectativa com a gestão que se inicia e bastante vontade de continuar a história que vem sendo tecida desde 1988. Lucius é egresso do movimento estudantil e afirmou o compromisso de lutar por melhorias para a categoria, como salário, saúde e melhores condições de trabalho. Para ele, a disputa eleitoral acirrada foi um ponto positivo, pois mostrou uma maior movimentação da categoria.