“A OUTRA FACE DO PODER”

92

A obra apresenta fatos do ambiente de trabalho onde existe o assédio moral, que é caracterizado por situações de humilhações, constrangimentos, menos- prezo e condutas abusivas do uso do poder, manifestados através de gesto, palavra ou comportamento levando o indivíduo a ter doença física ou psíquica, e empresas à perda de produtividade, lucro e ética

O principal objetivo da obra é abordar o uso indevido do poder, o abuso do poder, o uso da violência moral, da coerção e da manipulação no ambiente empresarial. A autora, Amália Sina utiliza a sua experiência de mais de 20 anos na área empresarial e acadêmica, para retratar as relações humanas dentro do ambiente corporativo. Ao fazer isso, traz à tona uma série de exemplos práticos e relatos de pessoas que já viveram ou sofreram por causa do assédio moral.

Publicado pela Editora Saraiva, a obra também analisa o comportamento ético das corporações discutindo a importância de se buscar um modelo competitivo que possa levar em consideração as situações delicadas que existem nas relações humanas no trabalho.

Segundo a lei n.º 3.671, de junho de 2002, assédio moral é definido como ações que atinjam pela repetição, a auto estima e a segurança de um indivíduo, fazendo-o duvidar de si, implicando em dano a evolução de sua carreira profissional e ao ambiente de trabalho. Países como Suécia, Finlândia e Estados Unidos têm se dedicado à profunda análise sobre o tema com olhos jurídicos, empresariais e psiquiátricos.

Serviço: A Outra Face do Poder, de Amália Sina; Editora Saraiva – 2006 – 1ª edição; 68 páginas – R$ 29,00.