AABNB é atuante em defesa dos aposentados

53


A Associação dos Aposentados do Banco do Banco do Nordeste (AABNB) foi fundada no dia 17 de maio de 1983, com o objetivo de reunir e congregar seus associados pelo aposentado Otacílio Braga Barbosa. Desde então, a entidade promove, entre outras atividades, momentos de integração social para que os aposentados do BNB tenham oportunidade de reencontrar amigos, trocar ideias, obterem informações e socializarem-se com os ex-colegas de banco. Além disso, a entidade oferece programação cultural, acompanhamento de assuntos referentes à Camed, Capef, BNB e BNB Clube, participa das lutas em defesa da Previdência Complementar e, inclusive, representa e defende os interesses dos associados, em juízo ou fora dele.


“Nosso papel é criar um canal de ligação entre o aposentado e a empresa que tanto tempo fez parte da sua vida, o BNB, seja com informações ou entre os antigos colegas de trabalho. Além disso, oferecemos cursos de informática e, caso seja necessário, podemos representar o associado juridicamente também”, destaca o presidente da AABNB, Arcelino Lima, aposentado desde 1993.


Crise – Arcelino enfatiza que a situação dos aposentados do BNB, assim como de todos os aposentados, não tem sido fácil, mas não culpa o Banco diretamente. Segundo ele, a situação atual foi “amarrada” ainda no governo FHC, através da Emenda Constitucional 20 e as leis 108/9 que uniformizaram e padronizaram a legislação para todos os fundos de pensão, com acompanhamento direto do governo através do Ministério da Previdência (Previc). “Essas normatização criou a paridade de participação na proporção de um para um. Ou seja, se o BNB quiser aumentar sua contribuição à Capef irá onerar os próprios aposentados que também terão que contribuir com um valor maior”, explica. Segundo ele, o reajuste anual com o índice da inflação somente será permitido se o fundo conseguir o resultado financeiro igual ao INPC mais a Taxa Atuarial. A da Capef é de 5,75%. Qualquer benefício adicional só será permitido se obter um superávit suficiente na Reserva Técnica.


Associe-se – De acordo com Arcelino, cerca de 580 funcionários aderiram ao PID do BNB. “O que nós queremos é que esses aposentados procurem a associação. A mensalidade é descontada através da Capef e nós estamos de portas abertas para que esses novos aposentados continuem fazendo parte da família benebeana e, além disso, fortalecer a luta por nossos direitos”, informa.


SERVIÇO:
AABNB – Rua Perboyre e Silva, 111 – Salas 801/805 – Centro – Fortaleza

Telefones: (85) 3254-5204 / 3252-3493

aabnb@aabnb.com.br / www.aabnb.com.br