Abertas inscrições para delegados sindicais

93

Os empregados do BB, BNB e CEF associados ao Sindicato dos Bancários do Ceará poderão se inscrever para a Eleição de Delegados Sindicais de 17/4 a 15/5. As eleições serão nos dias 22 e 23/5 e os delegados eleitos para o mandato de um ano deverão tomar posse no dia 31/5.

Os delegados sindicais têm papel fundamental para estabelecer, manter e desenvolver contato permanente entre os bancários e o Sindicato. O objetivo é informar sobre as atividades da entidade para os bancários e sobre as irregularidades que venham a acontecer nos locais de trabalho para o Sindicato.

Duas leis garantem estabilidade e irremobilidade dos delegados sindicais. O artigo 543 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) diz que os delegados não podem ser impedidos do exercício de suas funções, nem transferidos para local que impeça o desempenho de suas atribuições sindicais. O inciso VIII do artigo 8º da Constituição Brasileira veda a dispensa do empregado sindicalizado durante a candidatura à direção ou representação (delegado) sindical, durante o mandato e um ano após o fim desse.

As inscrições poderão ser feitas por fax: (85) 3226-9194, ou bancariosce@bancariosce.org.br ou na sede do Sindicato.