Ações da Secretaria de Saúde do Sindicato no ano de 2005

109

A Secretaria de Saúde e Condições de Trabalho, do Sindicato dos Bancários do Ceará realizou durante todo o ano de 2005 atividades com o objetivo de esclarecer e conscientizar os trabalhadores bancários a respeito das doenças ocupacionais.

O combate a LER/DORT foi um dos pontos discutidos durante o ano, com palestras sobre a importância do CEREST para os trabalhadores e reuniões nos locais de trabalho, com apresentação da peça sobre LER e Assédio Moral nas agências bancárias e eventos do Sindicato. Uma ação de grande importância foi o lançamento do Guia da Saúde dos Bancários, com a presença do chefe da divisão de benefícios do INSS que ministrou uma palestra sobre os Benefícios da Previdência Social para a Categoria Bancária, tirando as principais dúvidas sobre os direitos dos bancários.

Dentre as atividades da Secretaria está a criação e manutenção do Grupo de Apoio a Saúde dos Bancários (GASB), evento que ocorre mensalmente para discutir os problemas de saúde que aflige a categoria bancária.Outra ação importante, foi a conquista de um acento no Conselho Gestor do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, entidade esta que surgiu para apoiar e atender os trabalhadores vítimas de acidentes e doenças ocupacionais. A Secretaria executa outras atividades como: participação e elaboração dos eventos das SIPATs do bancos, emissão de CAT’s, orientação e encaminhamento dos bancários que procuram a Secretaria de Saúde.

No dia 24/11 aconteceu a Confraternização dos Bancários Portadores de Doenças Ocupacionais, com uma palestra proferida pela Dra. Rosemeire Cavalcante sobre Assédio Moral na classe trabalhadora cearense.