Ações trabalhistas em fase avançada beneficiam funcionários

79


Três ações trabalhistas ajuizadas pelo Sindicato dos  Bancários  do Ceará beneficiando funcionários  do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) encontram-se em estado  avançado  de tramitação.


A ação das folgas suprimidas na gestão Byron Queiroz aguarda homologação de acordo na Justiça do Trabalho.


As ações autônomas buscando a equiparação das funções em comissão do BNB ao BB envolvem funcionários da ativa e aposentados que não aderiram ao recente acordo assinado entre o Sindicato e o BNB.


Estão sendo ajuizadas em lotes de dez beneficiários cada. São ao todo cerca de 200 colegas benebeanos da ativa e aposentados que pleiteiam o recebimento dos valores integrais calculados pelo Sindicato.


PLR SOCIAL – Outro processo trabalhista em benefício de todos os funcionários do BNB na ativa em 2012 é o que reivindica o pagamento de diferença da PLR de 2012. Naquele ano, o BNB distribuiu dividendos aos acionistas baseado em lucro de R$ 812 milhões, mas pagou uma PLR com base em lucro de R$ 508 milhões.


Essa distorção levou o Sindicato a ingressar com a ação ganha na 1ª e na 2ª instâncias e agora aguarda desfecho no Tribunal Superior do Trabalho (TST), com perspectiva favorável, segundo o departamento jurídico do Sindicato.