Acordo Aditivo é aprovado pelo funcionalismo

67


Os trabalhadores do Santander aprovaram o acordo específico aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). A decisão foi tomada em assembleias realizadas por todo o país. O acordo é importante para garantir direitos específicos dos trabalhadores por dois anos, além de conter avanços em algumas cláusulas.


Nesse aditivo estão previstos a licença-amamentação; a licença não-remunerada de até 30 dias ao ano para cuidar de parentes de primeiro grau que estejam adoecidos; a bolsa auxílio-estudo para primeira graduação e pós-graduação; abono para PCDs (pessoas com deficiência), para aquisição e reparo de seus equipamentos, entre outros.


O documento ainda prevê a renovação do Termo de Compromisso Cabesp, Banesprev e Acordo de Relações Laborais e Prestação de Serviços Financeiros – Boas Práticas e a renovação do acordo do Programa de Participação nos Resultados do Santander (PPRS), que garante uma variável mínima de R$ 2.550,00 para todos os trabalhadores.


Destacam-se ainda avanços na cláusula Afastamentos e Alta da Previdência que garante o adiantamento do salário aos afastados pelo INSS e a inclusão de um termo de compromisso que prioriza a Comissão de Relações Trabalhistas (CRT) como meio de comunicação permanente antes de implementar qualquer mudança nas relações de trabalho previstas pela reforma trabalhista, bem como eventuais alterações de práticas já existentes durante a vigência deste acordo.