Acordo Coletivo 2007/2008 pode ser assinado esta semana

78

O Acordo Coletivo 2007/08 dos funcionários do BNB poderá finalmente ser assinado esta semana. O anúncio foi feito pela Superintendente de Desenvolvimento Humano do Banco, Eliane Brasil, juntamente com o Diretor Administrativo, Osvaldo Serrano, na última reunião da mesa permanente de negociação com a Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB/Contraf-CUT). A reunião aconteceu dia 20/02, sendo a primeira realizada por meio de vídeo-conferência, devido à impossibilidade da delegação do Banco chegar a Maceió. Os representantes da Comissão participaram da vídeo-conferência na sede da Superintendência do Banco em Alagoas. Na ocasião, a Superintendente informou que o Acordo já foi autorizado pelo DEST, faltando apenas o recebimento do documento formal encaminhado pelo Departamento de Controle de Estatais.


Com a assinatura do Acordo, o empréstimo de férias para os novos funcionários deverá finalmente ser liberado, inclusive para quem já tirou férias a partir de 1º de setembro de 2007. A indenização das 5 folgas anuais também poderá ser efetivada a pedido do funcionário, a partir da assinatura formal do Acordo.


A Comissão questionou também em relação à PLR e foi informada pelo Banco de que existem R$ 20 milhões destinados para esse pagamento. Sobre as demissões de Pernambuco, a Comissão obteve a resposta de que tudo caminha para uma solução positiva. Sobre a demissão do funcionário Wagner Jacinto, a Comissão indagou se o Banco tinha disposição para encontrar uma solução a fim de evitar a dispensa. O Banco respondeu de forma positiva.


O Ponto Eletrônico foi levado pela CNFBNB/Contraf-Cut ao Banco como uma necessidade de ser instalado em todas as unidades, mas que fosse dada prioridade às agências do Interior, por haver mais extrapolação da jornada de trabalho. A Comissão obteve a resposta de que o Banco já indicou dois nomes para o GT que irá propor mudanças no Plano de custeio do fundo. A Comissão Nacional também já informou seus dois nomes, faltando apenas as indicações da CAMED.


Foram debatidos ainda licença-prêmio, Planos BD da Capef, Plano de Funções, acesso à internet, passivo trabalhista, sendo marcada reunião específica para o dia 25/3, em Fortaleza e mais uma rodada da mesa permanente para 26/03 também em Fortaleza.