Acordo Coletivo será assinado esta semana, em Fortaleza

72

A assinatura do Acordo Coletivo dos funcionários do BNB ocorre na quinta-feira, dia 6/3, com a presença do presidente do BNB, Roberto Smith e de representantes da Contraf/CUT. A assinatura, em Fortaleza, representa a implementação de avanços como empréstimo de férias para novos funcionários e a possibilidade de indenização anual de folgas/ausências abonadas.


Dando continuidade às discussões sobre ponto eletrônico e promoções 2008, na última quarta-feira, dia 27/2, diretores do Sindicato dos Bancários estiveram na sede administrativa do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), no Passaré, para debater com os funcionários.

Na ocasião, o coordenador da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB/Contraf-CUT), Tomaz de Aquino fez a apresentação a respeito do projeto de ponto eletrônico apresentado pelo banco às entidades representativas dos funcionários.


Tomaz destacou principalmente algumas peculiaridades do projeto, como: flexibilidade de horário em até 60 minutos antes ou após o horário previsto; aviso ao funcionário para que ele não esqueça de registrar o término da jornada; recurso que permita ao funcionário visualizar o registro de entrada, intervalo e saída; não permitir o registro de jornada durante férias, licença, folgas etc; módulo de banco de horas com acesso do funcionário ao saldo excedente ou faltante, entre outras. “O projeto pode não ser o ideal e é muito difícil fazer um sistema que agrade a todos. Mas esse já é um instrumento, com o controle do funcionário, que vai ajudar a inibir o assédio moral quanto à extrapolação de horário. No entanto, isso vai depender muito da consciência de cada funcionário”, concluiu.


Ao final, os funcionários presentes esclareceram dúvidas e apresentaram sugestões sobre o projeto que deverão ser encaminhadas à mesa de negociação permanente com o banco.

Promoções – A diretora do Sindicato Carmen Araújo fez uma explanação a respeito dos critérios de promoção do PCR tanto por merecimento, quanto por tempo de serviço. Ela informou ainda que a proposta para a revisão do Plano de Funções Comissionadas (PFC) ainda está sendo analisado pelas entidades representativas dos funcionários. A expectativa é que a rodada de promoções deste ano esteja concluída em maio de 2008. Os funcionários também apresentaram sugestões sobre mudanças nos critérios para serem encaminhadas à direção do banco nas próximas negociações.