Acordo do BNB é assinado e entidades cobram retomada das mesas temáticas

71


Com a presença do presidente do BNB, Marcos Holanda, do diretor administrativo Isaías Dantas e de executivos do alto escalão, foi assinado na quinta-feira, 5/11, na sede administrativa do Passaré, em Fortaleza, o acordo aditivo dos funcionários do BNB 2015/2016. Na ocasião, representaram os trabalhadores os presidentes da Contraf/CUT, Fetrafi/NE, FEEB BA/SE e de vários sindicatos do Nordeste com BNB em suas bases. Durante a cerimônia foi assinado também o Protocolo de Prevenção de Conflitos no Ambiente de Trabalho, sendo o BNB o primeiro banco a aderir ao acordo em 2015.


O presidente da Contraf/CUT, Roberto von der Osten, destacou que essa não foi uma campanha salarial fácil, mas ressaltou que a categoria conquistou uma importante vitória: a manutenção da política de aumento real, mesmo com os banqueiros se mantendo intransigentes e usando do discurso da economia adversa para tentar impor perdas salariais aos trabalhadores.


Já o coordenador da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB), Tomaz de Aquino, enfatizou a importância de se valorizar as conquistas, mas cobrou a retomada imediata das mesas temáticas. “Existem temas fundamentais para os bancários do BNB para serem debatidos como a revisão do PCR, passivos trabalhistas, quadro executivo, Plano BD da Capef, isonomia, entre outros”, disse.


O presidente da Fetrafi/NE e do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo Bezerra, concluiu destacando a importância da conquista, através de muita luta, de uma Convenção Coletiva e de acordos aditivos de âmbito nacional. “A assinatura dessa Convenção e desses acordos específicos por banco ressalta a nossa unidade como categoria de trabalhadores e nos garante avanços em conquistas importantes para todos”, finalizou.