Acordo do Fundo de Garantia beneficia mais de 1.500 bancários no Ceará

87

O acordo assinado entre Sindicato dos Bancários do Ceará e Caixa Econômica Federal para pagamento das diferenças do FGTS decorrentes dos expurgos inflacionários (planos econômicos), já beneficiou a mais de 1.500 bancários. Pelo acordo, estão sendo pagas as diferenças do FGTS referente ao Plano Verão e Plano Collor. Esse acordo abrange bancários e ex-bancários que eram titulares de contas de FGTS em janeiro de 1989 e abril de 1990. A equipe montada pelo Sindicato para recolher dados dos bancários que querem fazer adesão a esse acordo, contabilizou 1.566 atendimentos, dos quais um total de 536 fizeram acordo. Até o dia 23/10, 240 bancários já sacaram as diferenças, enquanto outros 253 tiveram os valores depositados em suas contas.

Os bancários e ex-bancários continuam trazendo seus dados para fornecer subsídios à pesquisa que a Caixa procede para encontrar os valores dos montantes de cada um. O Sindicato agiliza essa operacionalização, com uma estrutura montada para esse fim, que funciona das 7h30 às 19h30, na sua sede. Somente depois de conhecidos os valores, o bancário está fazendo ou não a adesão a esse acordo. Quanto ao tempo da liberação do crédito, está dependendo do volume de adesões.

Vale ressaltar que os créditos serão feitos nas contas de FGTS dos bancários. O acesso a esse dinheiro somente acontecerá se o bancário atender as exigências da Lei do FGTS nº 8.036, tais como estar aposentado, ter sido demitido sem justa causa, ter doenças grave como cardiopatia entre outras etc. Ressalte-se ainda, que o acordo com a Caixa só contempla dois planos: Verão e Collor, conforme decisão do Superior Tribunal Federal, que exclui os Planos Bresser, Collor I e Collor II.