ACORDO SEM RETIRADA DE DIREITOS

117


No início das negociações, a direção do Banco do Brasil queria reduzir o percentual a ser distribuído a título de PLR do programa próprio de 4% para 2% do lucro líquido. Isso traria uma redução de 47% no valor a ser recebido pelos funcionários. Mesmo em uma conjuntura adversa, conseguimos barrar essa tentativa de redução da PLR e o banco recuou da alteração na regra.


Outro retrocesso que queriam empurrar para os funcionários do BB dizia respeito aos ciclos avaliatórios do GDP (Programa de Gestão de Desempenho). O banco queria reduzir de três para apenas um ciclo avaliatório o período necessário para poder tirar a comissão de função dos funcionários que fossem mal avaliados. Na prática, facilitaria o descomissionamento e, sabemos o que isso significa no Banco do Brasil, onde todos os funcionários têm cargo de escriturário e a ascensão na carreira se dá em processos internos de comissionamento de função. O descomissionamento pode reduzir a renda pela metade, ou mais. Após várias rodadas de negociação, conseguimos impedir a redução do ciclo avaliatório e nada será alterado.


É importante que os funcionários tenham em mente que vivemos em um período conturbado da nossa história. Os direitos dos trabalhadores estão sob forte ataque. Na conjuntura que estamos atravessando, a manutenção dos nossos direitos é uma grande conquista.


A proposta foi aprovada por 76,6% dos bancários cearenses através do sistema VotaBem, entre os dias 30 e 31/8. Votaram não 23,4% e 0,53% se abstiveram.


RESUMO DAS NEGOCIAÇÕES NO BANCO DO BRASIL

GARANTIMOS A MANUTENÇÃO DE TODOS OS DIREITOS DA CCT E ACT ANTERIORES


Reajuste

CONFORME NEGOCIADO NA MESA ÚNICA DA FENABAN


• Proposta inicial: reajuste ZERO


Proposta final: 2020: Reajuste de 1,5% para salários + abono de R$ 2 mil para todos. Garante em 12 meses valores acima do que seria obtido apenas com a aplicação do INPC para salários até R$ 11.202,80, o que representa 79,1% do total de bancários (isso já considerando o pagamento de 13°, férias e FGTS). INPC sobre VR, VA, valores fixos e tetos da PLR.


PARA 2021: Reposição da inflação + 0,5% de aumento real para salários e demais verbas, como VA, VR e auxílio-creche.

PLR

PROPOSTA INICIAL: Redução da distribuição do lucro líquido (parcela linear) para 2%.


PROPOSTA FINAL: Mantida PLR como está no acordo atual (4% do lucro líquido – programa próprio)


GDP


Proposta inicial: 1 ciclo avaliatório para descomissionamento.


Após negociação: Mantidas as três avaliações (3 GDPs).

Intervalo intrajornada

Proposta inicial: 15 a 30min com registro para todos os funcionários de seis horas.

Após negociação: Até uma hora com registro apenas para quem fizer opção.

Faltas abonadas

Proposta inicial: 2020 e 2021 – cinco faltas não conversíveis e não acumuláveis

Após negociação: Regra de transição, com conversão em pecúnia do saldo de abonos adquiridos até primeiro de setembro de 2020. Os adquiridos a partir de primeiro de setembro de 2021 terão que ser usufruídos até agosto de 2022, inclusive nas férias, mas sem conversão em pecúnia ou acumulação. Os abonos já adquiridos e acumulados permanecem com as regras anteriores.


Horário de repouso

Proposta inicial: Apenas para atividades repetitivas

Após negociação: Manutenção de atendentes de Sala de AutoAtendimento


Prazo para realização de perícia psicológica

Proposta inicial: 12 meses

Após negociação: Manutenção de 18 meses


Folga Justiça Eleitoral

Proposta inicial: 60 dias para gozar a folga

Após negociação: 180 dias para gozar a folga


Mesas permanentes:

Bancos Incorporados; Teletrabalho e Escritórios Digitais; Saúde e Segurança.