Adesão ao novo PCS vai até o dia 31/8

68

A Contraf/CUT divulgou comunicado informando sobre a adesão dos bancários ao novo PCS da Caixa. Segundo a mensagem, conforme cláusula 6ª do Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho dos bancários (CCT) sobre PCS da Caixa, o Termo de Adesão para os bancários dos sindicatos que assinaram o acordo com o banco até o dia 4/7 está disponível desde o dia 7/7 no Sistema de Recursos Humanos da Caixa (SISRH), opção 4.1. O prazo encerra-se em 31/8 e não há possibilidade de migração aos que permanecerem no Reg/Replan não saldado.


Até o final da tarde do dia 8/7, 32.464 empregados da Caixa haviam aderido ao novo Plano de Cargos e Salários (PCS) do banco. “A adesão rápida e em massa dos empregados é um reconhecimento de que a unificação das tabelas do PCS foi uma conquista importante para os bancários”, avalia Plínio Pavão, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa da Contraf/CUT. “Agora, precisamos avançar e lutar por novas vitórias na campanha salarial deste ano”, sustenta.


Além disso, a Contraf esclarece que, embora o Termo não faça referência, está garantido por meio da Ata de Negociação que as ações relativas a enquadramento de PCS dos escriturários básicos e auxiliares de escritório que já tenham decisão favorável do TST, mesmo que haja recurso especial por parte da Caixa, não serão consideradas como “colidentes”, portanto, não haverá exigência de desistência de tais ações para adesão à nova tabela do PCS.


De acordo com a proposta aprovada em assembléia dia 1º/7 pelos bancários cearenses, a parcela indenizatória será de R$ 500,00 para os trabalhadores com até um ano de Caixa e que entrarem até o dia 30/6 e um teto de R$ 10 mil, para os empregados mais antigos e que sejam enquadrados em níveis mais elevados da nova tabela, disponibilizando simulador na intranet para que cada empregado posso consultar qual será seu valor.


O pagamento da parcela e do valor do novo salário seguirão o seguinte calendário: no dia 20/7, para os que optarem até 10/7; dia 20/8, para os que optarem até 10/8 e 20/9 para os que optarem até 31/8.