Agência da Caixa em Caucaia fecha por falta de condições de trabalho

86

A agência da Caixa Econômica Federal de Caucaia fechou as portas no último dia 1/8. Isso devido a problemas com as baterias de nobreak da unidade e provocaram vazamento de odores tóxicos para todo interior da agência, atingindo até a sala de autoatendimento, causando transtornos para funcionários e clientes. Os funcionários viveram momentos de medo e apreensão naquele dia. Ao chegarem para trabalhar, logo cedo da manhã, foram surpreendidos com ambiente insalubre. Os funcionários começaram a reclamar de dor de cabeça e até uma estagiária no auto-atendimento desmaiou e foi levada às pressas pro hospital.


Os diretores do Sindicato dos Bancários presentes solicitaram fechamento imediato da agência ao gerente, o qual contatou com a direção da empresa e com o pessoal da engenharia, que recomendou o fechamento devido ao vazamento de substância tóxica na sala do nobreak.


Foi constatado também pelos diretores do Sindicato que a aparelhagem do nobreak está localizada na parte interna da agência sob condições inadequadas de ventilação. A citada agência também não possui porta de emergência. O fato só não provocou um acidente de grandes proporções porque foi detectado cedo quando ainda não existia um grande fluxo de clientes.


O episódio serviu de alerta aos gestores da Caixa para a necessidade de melhorar as instalações, os equipamentos e as condições de trabalho de seus empregados.


O Sindicato encaminhou ofício à Caixa solicitando a melhoria do ambiente de trabalho, para que se evite um novo acidente e solicitando a instalação de uma porta de emergência, além da emissão de CATs para seus funcionários e estagiários. Para os terceirizados, o Sindicato solicita que a Caixa pressione as empresas a fazerem o mesmo.


O diretor do Sindicato, Rogério Montenegro, lamenta que fatos como esse ainda ocorram no segundo maior banco público do País e se solidariza com os bancários e prestadores de serviço da agência Caucaia. Ele se coloca à disposição para qualquer acompanhamento nas áreas jurídica e administrativa.