Agências da CEF com até 15 empregados devem pagar horas extras

52


Entrou em vigor na quinta-feira (2/1) o direito ao pagamento de todas as horas extras realizadas em agências da Caixa Econômica Federal com até 15 empregados. Essa foi uma das conquistas do acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2013/2014, negociado com o banco ao final da greve nacional de até 26 dias na Campanha 2013.


O acordo específico foi assinado em 18 de outubro pela Contraf-CUT, federações e sindicatos com a direção da Caixa, em São Paulo. “Essa foi uma das principais reivindicações dos empregados aprovadas no 29º Conecef. A nossa cobrança era para pagamento de horas extras a todos os empregados da Caixa, mas esse primeiro passo para que todos sejam contemplados com este benefício”, destaca Marcos Saraiva, diretor do Sindicato e membro da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), que assessora a Contraf-CUT nas negociações com o banco.


Outra conquista foi a manutenção da PLR Social equivalente a 4% do lucro líquido, distribuído igualmente entre os empregados, e garantia no mínimo de uma remuneração-base a todos. Destaque também para a criação de dois fóruns paritários: um para debater condições de trabalho e o outro para propor melhorias no Processo de Seleção Interna por Competência (PSIC). E ainda para a extensão da condição de dependente indireto do Saúde Caixa a filhos e enteados com idade entre 21 e 27 anos incompletos que não possuem renda superior a R$ 1.800,00.


No âmbito da categoria, a Campanha 2013 mobilizou 513 mil bancários de todo o País e paralisou 12.136 agências, centros administrativos e call centers de bancos públicos e privados. A greve teve adesão bem superior a de anos anteriores, sendo considerada a maior das últimas décadas.