Anapar criará plano de previdência

110

O Conselho Deliberativo da Anapar, reunido na última semana, aprovou a criação de um plano de previdência, o Anaparprev, que será administrado pela Fundação PETROS de Seguridade Social. Para que o plano entre em funcionamento e tenham início as adesões, é necessária a aprovação pela Diretoria e Conselho Deliberativo da Petros e, posteriormente, pela Secretaria da Previdência Complementar.


A Anapar será instituidora do plano e, para fazer sua adesão, o participante necessariamente precisa estar associado à Anapar. O estatuto permite a filiação de participantes de planos de previdência fechados e abertos e seus familiares. A intenção da entidade é atender a uma demanda colocada pelos associados e oferecer a oportunidade de participantes e seus familiares de terem acesso a plano de previdência de qualidade e a custo acessível.


A contribuição mensal ao plano Anaparprev será definida pelo participante a partir de um valor mínimo de R$ 50,00. No momento da aposentadoria, o participante optará por um benefício por tempo determinado (de 10 a 25 anos) ou por tempo indeterminado. Neste caso, o valor do benefício será calculado por equivalência atuarial no momento da aposentadoria, e será revisto anualmente, de acordo com o saldo de conta. Ao final, o benefício poderá ser revertido em pensão por morte. Desta maneira pode-se garantir um benefício vitalício, com reversão para pensão.


A taxa de administração será de 6% das contribuições mensais, não existindo taxa de carregamento. Ou seja, toda a rentabilidade líquida das aplicações será revertida para a reserva do participante, antes e depois da aposentadoria.


O plano será acompanhado por um Comitê Gestor, a ser constituído por membros indicados pela Petros e pela Anapar e por representantes eleitos pelos participantes.