Após cobrança do Sindicato, CEF inicia melhoria das condições de trabalho nas agências

69


Após cobrança das entidades representativas dos empregados junto à direção da Caixa Econômica Federal e no Fórum Regional de Condições de Trabalho, o banco inaugurou no último dia 1º de junho a nova unidade do banco em Maranguape, região metropolitana de Fortaleza. Pelo Sindicato, estiveram presentes os diretores Áureo Júnior (também presidente da Apcef/CE) e Bosco Mota.


O prédio onde funcionava a antiga agência era muito antigo e já não atendia à demanda da cidade. Por conta disso, em visitas permanentes ao Interior do Estado, o Sindicato dos Bancários identificou o problema em Maranguape e acionou a direção da Caixa e o Fórum de Condições de Trabalho, buscando solucionar a questão.


Através dessa ação do Sindicato, outras unidades da Caixa no Estado estão mudando de endereço ou em vias de mudar para outros prédios. Recentemente, a unidade de Barbalha, na região do Cariri, também foi transferida de local. Como estas, Quixeramobim, Tamboril, Dom Luís e Mister Hull, em Fortaleza, também devem passar por reformas em breve.


O Sindicato alerta ao empregado que tiver algum tipo de demanda sobre condições de trabalho, que encaminhe à entidade que convocará uma reunião do Fórum para solucionar a questão. “Essa é uma reivindicação constante do Sindicato: condições de trabalho adequadas para o bancário trabalhar e para atender dignamente à sociedade”, afirmou o diretor do Sindicato, Bosco Mota.


O Fórum – O objetivo do Fórum Regional de Condições de Trabalho da CEF é solucionar as questões dos empregados mais rapidamente, com medidas para prevenir e combater demandas relativas ao cumprimento da jornada de trabalho, assédio moral e cobranças por metas abusivas, bem como falta de estrutura e condições de trabalho das unidades. Ainda em caráter piloto, o Fórum é uma conquista da Campanha Nacional dos Bancários 2014.


“A unidade foi reinaugurada, saindo de um espaço inadequado, pequeno, antigo e indo para um prédio mais amplo, com mais conforto para a população e melhores condições de trabalho para os empregados. Isso é fruto, principalmente, da força da mobilização dos bancários e da nossa constante ação sindical no sentido de melhorar as condições de trabalho da categoria. Essa foi uma importante vitória dos empregados da Caixa”
Áureo Jr., diretor do Sindicato e presidente da Apcef/CE