Aprovada redução de 40% na contribuição

111

O Conselho Deliberativo da Previ reduziu as contribuições dos associados do plano 1 em 40%. A medida vale já a partir de abril, para todos os 113 mil aposentados e participantes da ativa, ou seja, a partir do próximo mês, todos pagarão mensalmente 40% a menos.

O Conselho Deliberativo deu um prazo de 60 dias para que os conselheiros indicados pela empresa firmem o posicionamento do banco frente às reivindicações apresentadas anteriormente pelos conselheiros eleitos: aumento do benefício mínimo, revisão do critério de proporcionalidade para melhorar o valor do benefício tendo como teto 420/360 avos, aumento do teto de benefício para 90% da remuneração, aumento do valor das pensões.

“A proposta apresentada pelos conselheiros eleitos era de redução de 50%, com essa decisão de reduzir a contribuição em 40% esperamos a diferença de 10% seja integralizada na melhoria dos benefícios”, ressaltou o diretor do Sindicato dos Bancários, Carlos Eduardo. Com o superávit acumulado da Previ, R$ 7,3 bilhões devem ser destinados como reserva especial para revisão do plano.

“Essa foi uma conquista histórica que vai beneficiar todos os funcionários do Banco do Brasil do plano 1. Devemos agora continuar defendendo a Previ e garantir mais conquistas para o funcionalismo”, concluiu Carlos Eduardo.

Plano 2 – Não haverá qualquer alteração no plano Previ Futuro. Neste caso, todas as contribuições acumuladas se transformarão em benefícios no futuro. Portanto, reduzir contribuições dos associados deste plano implicaria em reduzir, também, o valor de suas aposentadorias. O superávit acumulado pela Previ se refere ao Plano 1.