Aprovado Plano de Lutas da categoria bancária

64


Os delegados presentes no 5º Congresso da Contraf-CUT aprovaram o Plano de Lutas da categoria para 2018, que contribua com a construção do “Brasil que queremos” e com o “Projeto organizativo do ramo”.

A luta em defesa dos direitos da categoria e da democracia marcará os próximos 4 anos de atuação da Contraf-CUT. Carlos Eduardo, presidente do SEEB/CE e o diretor de Imprensa, Eduardo Marinho, participaram do Congresso, que elegeu a nova diretoria tendo como Secretário Geral, Gustavo Tabatinga, bancário do Ceará.


DESAFIOS – Um dos desafios a serem superados em 2018 é a manutenção dos direitos previstos nas atuais Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) dos bancários e dos financiários. Será a primeira Campanha Nacional após a aprovação da reforma trabalhista (Lei 13.647/2017). A Contraf-CUT está preocupada em garantir a ultratividade da Convenção. O parágrafo 3º do artigo 614 da nova Lei Trabalhista veda a ultratividade da CCT.


A Campanha Nacional de 2018 terá como objetivos estratégicos a manutenção da mesa única de negociações; a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho, mantendo seu caráter nacional e a integralidade das conquistas da categoria; renovar também os acordos específicos sem perda de conquistas. A campanha deve estar ainda focada na defesa do emprego, dos bancos públicos e do papel social dos bancos, além do fortalecimento da representação da categoria. Outro desafio que deve ser enfrentado desde 2018 é a defesa da democracia e da soberania nacional.


O plano de lutas da categoria prevê ainda a liberdade de organização e de imprensa, sem oligopólios de comunicação. Ao final do Congresso os delegados aprovaram uma resolução manifestando repúdio à prisão de Lula.


A Contraf-CUT também buscará organizar e representar todas as categorias profissionais que atuam no ramo financeiro por meio de empresas terceirizadas e de maneira precária, assim como avançar na organização do macrossetor de serviços, criar redes de estruturas e serviços compartilhados, manter a autonomia sindical e buscar novas fontes de receitas para as entidades e ampliar as formas de organização dos trabalhadores fora do ambiente de trabalho, estabelecendo parcerias e ampliando a relação com as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.


“A ordem é continuar nossa trincheira de luta e resistência! A defesa dos empregos com valorização salarial, contra a privatização dos bancos públicos e revogar a reforma trabalhista, que retira direitos dos trabalhadores de forma perversa. Essas são as bandeiras do movimento sindical bancário”
Carlos Eduardo, presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará


 


Confira a Nova diretoria da Contraf-CUT:


Presidenta, Juvandia Moreira (SP); vice-presidente , Vinicius de Assumpção Silva (RJ); secretário Geral, Gustavo Tabatinga (CE); secretário de Finanças, Sérgio Hiroshi Takemoto (SP);  secretário de Comunicação, Gerson Carlos Pereira (SP); secretário de Relações Internacionais, Roberto Antônio Von der Oster (PR); secretário de Saúde do Trabalhador, Mauro Salles Machado (RS); secretário de Formação, Walcir Previtale B.D.de Oliveira (SP); secretário de Organização e Política Sindical, Carlindo Dias de Oliveira (MG); secretária de Políticas Sociais, Rosalina do Socorro F. Amorim (PA); secretário de Assuntos Sócios-Econômicos, Mário Luís Raia (SP); secretária da Mulher, Elaine Cutis Gonçalves (SP); secretário de Relações do Trabalho, Jeferson Gustavo Pinheiro Meira (DF); secretária da Juventude, Fernando Lopes de Oliveira (SP); secretário de Combate ao Racismo, Almir Costa de Aguiar(RJ); secretária de Cultura, Fabiana Uehara Proscholdt (DF).