Aproveite o sol de forma ponderada

72

Como nosso Estado possui uma área privilegiada de contato com o sol, muitos acabam escolhendo as praias como uma opção de lazer. A diversão, porém, deve ser ponderada. Especialistas alertam os problemas que o sol pode causar em horários inadequados.


A dermatologista e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Thereza Prata, avisa que queimaduras de 1o e 2o grau são problemas de quem se expõe às radiações ultravioletas entre 10h e 15h. Estas radiações, quando em contato com líquidos provenientes de cascas de frutas cítricas, promovem o aparecimento de manchas escuras no local. Além destes malefícios, um excesso de exposição pode provocar insolação. A professora observa que pessoas acima de 40 anos apresentam um “capital solar” – taxa de radiação acumulada durante a vida. Se estas tomarem sol de forma indisciplinada, apresentarão risco maior de obterem câncer de pele nesta idade. Outro problema é provocado por um tipo de radiação, UVA. Por lesar o colágeno, proteína que dá firmeza aos tecidos, ele promove o aparecimento de rugas.


Thereza dá recomendações aos pais que querem curtir as férias com os filhos. “Se seu filho tem até seis meses, proteja-o com bonés, roupas e sombrinhas. Não use filtro solar nas crianças, pois, nesta idade, elas não têm uma pele madura. O produto terminaria sendo tóxico para elas. São conselhos que você deve seguir para aproveitar as férias de forma segura”, afirma a professora.