Assaltos ao Banco do Brasil geram pânico no Interior

51

Três assaltos ao Banco do Brasil foram registrados no mês de março. O primeiro foi em Cariús, o segundo em Independência e o terceiro, uma tentativa, em Miraíma. O Banco do Brasil de Independência, na região dos Inhamuns, foi assaltado no último dia 30/3 por um grupo de 10 homens fortemente armados. Os bandidos renderam funcionários e clientes da agência e fugiram em dois veículos, levando todo o dinheiro que havia nos caixas. O bancário Iran Pedrosa e o advogado Edilmar Ribeiro Duarte foram feitos reféns dos bandidos. Este último chegou a ser baleado e a bala passou para a bexiga e ficou alojada.


Os bandidos fugiram, mas deixaram a população em pânico. Somente horas depois do assalto é que o advogado foi socorrido por populares e pela Polícia para o hospital João Gomes Coutinho, em Independência e, posteriormente, ele foi conduzido à Santa Casa de Misericórdia de Sobral, sendo submetido a cirurgia.Os assaltantes fugiram do local e seguiram em direção ao município de Tauá. No caminho, abandonaram um dos automóveis que estavam utilizando. O carro foi encontrado incendiado em um matagal.


Esse foi o segundo assalto pelo qual passaram funcionários e clientes daquela agência do BB em Independência. O primeiro registrado pela Polícia aconteceu em setembro de 2009, quando os bandidos renderam todos os funcionários e fugiram levando o dinheiro que havia nos caixas.

TENTATIVA DE ASSALTO EM MIRAÍMA – No dia 31/3, uma quadrilha formada por oito homens encapuzados e armados de pistolas tentaram assaltar uma agência do Banco do Brasil do município de Miraíma, zona norte do Estado. Segundo informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI), os homens chegaram em uma Toyota Land Cruiser e foram até o destacamento policial do município. Dois policiais que estavam de plantão foram feitos reféns e levados até a agência bancária.


Os assaltantes retiraram dois caixas eletrônicos do banco e colocaram em um reboque, que não suportou o peso dos equipamentos. Os caixas foram abandonados e os bandidos fugiram. Nenhuma quantia em dinheiro foi levada. Na ação, de acordo o CPI, uma mulher ficou ferida com um tiro na clavícula.

APOIO DO SINDICATO – Diretores do Sindicato dos Bancários do Ceará estiveram nos municípios de Independência e Miraíma, levando solidariedade aos bancários do Banco do Brasil assaltados e dando-lhes orientações de como solicitar a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) necessária nesses casos de assalto. Segundo os diretores do SEEB/CE, o clima é de medo.