Assembleia Legislativa discute convocações em audiência pública

46

A Assembleia Legislativa do Ceará (AL/CE) realiza no próximo dia 15/12, às 14h30, uma audiência pública com o objetivo de discutir o problema da demora e da baixa convocação dos aprovados em concurso da Caixa Econômica Federal. A audiência atende a requerimento do deputado estadual Heitor Férrer (PDT).

Convite – Os aprovados cearenses no último concurso da Caixa Econômica Federal, realizado em junho de 2010, convocam os aprovados nesse concurso para a realização da Audiência Pública na Assembleia Legislativa.


O grupo afirma que é imprescindível a presença de todos os aprovados, tanto os da capital como os do interior, assim como os de nível médio e os de nível superior. Segundo eles, a presença de todos é de extrema importância para que possam pressionar a Caixa e mostrar a indignação com essa situação, para cobrar agilidade nas convocações e exigir explicações quanto ao baixo número de convocados no Estado frente a outros. Essa luta é pelo direito à nomeação, pois a CEF já está anunciando novo concurso para o ano que vem, enquanto ainda existe um grande número de aprovados esperando no Cadastro de Reserva no Ceará.


Através dessa audiência pública o grupo espera obter respostas da Caixa, visto que já existe autorização do MPOG para contratação de 15000 novos concursados.


Dessa forma a Comissão dos Aprovados convida os demais aprovados nesse concurso a participarem desse ato público que diz respeito não só aos aprovados, mas também a toda sociedade cearense que carece de um serviço bancário de mais qualidade.


O contato com o grupo pode ser feito através da comunidade no Orkut – Concurso Caixa 2010 – Ceará, através do email: comissaoaprovadoscef2010@groups.live.com, ou ainda pelo telefone 88060177 (Aurélio).

Números – Segundo o Admissional da CEF, o cargo Técnico Bancário atualizado no dia 05/12/2011 registra a seguinte quantidade de convocados: Fortaleza (CE): 78 convocados; Aracati (CE): 49; Juazeiro do Norte (CE): 30; Recife (PE): 188; Salvador (BA): 336; Itabuna (BA): 84; Caruaru (PE): 136; João Pessoa (PB): 104. Para manter a proporção justa na chamada, seria preciso já terem sido convocados cerca de 200 aprovados em Fortaleza. É importante ressaltar que o concurso vence em junho/2012 e a CEF fala em fazer um novo concurso sem convocar todos os aprovados do concurso vigente.

Contratações – A edição do dia 24/10 do “Diário Oficial da União” divulgou a portaria do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest), órgão vinculado ao Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, na qual a Caixa Econômica Federal fica autorizada a alterar o limite máximo de seu quadro de pessoal próprio para 99.024 empregados. A portaria também autoriza a Caixa a gerenciar o seu quadro próprio de pessoal, praticando atos de gestão para repor empregados desligados ou que vierem a se desligar do quadro funcional, desde que sejam observados o limite estabelecido e as dotações orçamentárias aprovadas para cada exercício, bem como as demais normas legais pertinentes.