Assembleia no Sindicato dia 7/4 discute adesão ao acordo de CCP

46

No dia 7/4, na Sede do Sindicato dos Bancários do Ceará, haverá uma assembleia para discutir a adesão do SEEB/CE ao acordo que estabelece as Comissões de Conciliação Prévia. Após quase dois anos de negociações, a Contraf-CUT retomou na última quarta-feira, dia 23/3, a discussão do assunto com o Banco do Brasil. Os sindicatos que desejarem poderão aderir ao acordo, assinado dia 23, em Brasília, mediante envio de procuração específica para a Confederação.


O principal avanço conquistado nas negociações diz respeito à forma de cálculo das indenizações requeridas pelo trabalhador. No modelo antigo, o banco definia um paradigma e deixava de especificar o montante destinado a cada item quitado. A partir de agora, o banco fará os cálculos caso a caso e definirá valores específicos para cada item solicitado pelo trabalhador.


Do ponto de vista formal, o acordo assinado pouco difere do anterior. O grande avanço está na forma como o banco passará a conduzir as solicitações de cada ex-trablahador.


Durante a assinatura, os representantes da Contraf-CUT propuseram ao banco a avaliação das conciliações efetivadas, com o objetivo de mitigar os atentados contra o direito dos trabalhadores que venham a acontecer durante a vigência do contrato. O banco considerou a proposta positiva e o tema será discutido posteriormente para definir a melhor forma de implantação.